Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Companhia Independente promove curso para aprimorar atendimento a vítimas de violência

A Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) criou a capacitação voltada à assistência às vítimas de violência doméstica e familiar

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2021 15h53

Para aprimorar o acolhimento às mulheres, a Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) criou a Capacitação em Primeiro Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Voltada ao Policiamento de 1° Esforço. A primeira fase do curso começou nesta segunda (15) e deve qualificar 780 policiais militares.

A comandante da Ciepas, major Érika Silva da Costa contou que esse treinamento foi planejado devido a “necessidade de capacitar os policiais, a fim deles darem um atendimento mais técnico e humano aos casos de violência doméstica, melhorar a qualidade desse atendimento às mulheres vítimas e prevenir a revitimização e crimes no ambito doméstico e familiar”, explicou.

Neste primeiro momento, serão treinados os militares responsáveis pelo atendimento emergencial dessas vítimas. Eles receberão aulas presenciais divididas em quatro eixos: aspectos gerais e sociopsicológicos da violência doméstica e familiar; relações humanas e interpessoais no atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar; procedimentos e técnicas policiais militares voltados ao atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar no Estado do Pará e, por fim, aspectos legais relacionados a violência de gênero.

“Esse tema exige um atendimento diferenciado. Essa capacitação vem atualizar os policiais militares, abrangendo todos os critérios possíveis”, informou a major Érika Silva.

O curso foi dividido em três fases. A primeira começou esta semana e vai capacitar 180 policiais dos Comandos de Policiamento Regional II (Marabá), III (Castanhal) e IV (Tucuruí), e deve ser estendido para todos os outros Comandos Operacionais Regionais (CPRs) até dezembro, atingindo assim a meta de qualificar 780 agentes.

Na segunda fase, os policiais formados pelo curso irão capacitar presencialmente outros militares de seus respectivos CPRs, multiplicando o conhecimento e instruindo mais 1.620 policiais. A última etapa será realizada na modalidade ensino à distância (EaD) e ficará disponível para todos os integrantes da corporação.

*Texto de Sarah Barbosa - Voluntária Civil junto à PM