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Núcleo de Gerenciamento de Transporte firma cronograma para obras na BR-316

Os serviços são discutidos e alinhados para nos próximos 90 dias, acontecerem as drenagens, as fundações de passarelas, entre outros trabalhos necessários

Por Michelle Daniel (NGTM)
16/11/2021 16h08

Equipe do NGTM conversa com representantes do consórcio de empresas, que assumiu as obras, sobre os trabalhos na BR-316 Planejamento de uma série de ações faz parte da retomada das obras de requalificação da BR-316, executada pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), que visa a dar prosseguimento e ritmo adequado aos trabalhos, com expectativa de conclusão em dezembro de 2022. 

A diretoria do Núcleo trabalha em conjunto com o consórcio, que assumiu a execução das obras, no alinhamento das estratégias das frentes de obras. Entre as prioridades, estão os lançamentos de drenagem em diversos pontos ao longo dos primeiros 10.8 km da rodovia que recebe o BRT Metropolitano, etapa que vai permitir a drenagem contribuindo para a diminuição dos alagamentos da via.

O cronograma de obra para os próximos 90 dias, por exemplo, envolve ainda fundações de passarelas, a continuidade do remanejamento de interferências, como rede elétrica e fibra ótica, e novos desvios a fim de minimizar os transtornos que outras etapas poderão provocar.

Além disso, as equipes estarão divididas em outras frentes, com ênfase nas obras viárias, o que inclui a continuidade dos lançamentos de drenagem, pavimentação rígida (pistas do BRT) em ambos os sentidos, e execução de drenagem longitudinal entre as estações de passageiros 06 e 09.

Haverá também a continuidade das obras dos terminais de integração, em Ananindeua e Marituba, construção do viaduto - cuja estrutura já está executada e com previsão para junho de 2022 -, e a conclusão do Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Augusto Montenegro, em Belém.

“A maior parte das obras a partir de agora serão as obras viárias, as menos desenvolvidas ao longo desses dois anos, a começar pela drenagem, pavimento rígido e flexível. Isso vai requerer uma intensificação de atividades na BR que provocarão necessidade de alterações de fluxo no trânsito. Esperamos poder executar mesmo nesse período que estamos entrando visando a conclusão no prazo contratual de 500 dias”, afirma o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.

Mão de obra

Contribuição fundamental para as etapas do projeto é a contratação de mão de obra. A expectativa é de gerar até 1 mil postos de trabalho, para diversos níveis de escolaridades. Assim como a chegada de equipamentos e materiais, a contratação será gradativa e a mão de obra da Região Metropolitana de Belém será priorizada na seleção que está sendo feita conforme o novo planejamento. 

O encaminhamento é realizado via Casa do Trabalhador Metropolitana/ Sistema Nacional de Emprego (Sine) Ananindeua gradativamente. A geração de emprego terá como foco o preenchimento do quadro técnico que será formado por pessoal administrativo e operacional. Todos atuarão em diversas frentes de serviços, conforme o cronograma de obras. 

SERVIÇO

O cadastro para contratação de mão de obra para o projeto de revitalização da BR-316 - Casa do Trabalhador Metropolitana / Sine Ananindeua, no KM-09 da rodovia, em frente ao Mercado Municipal, das 8h às 13h.

Os interessados devem levar currículo, RG, CPF, carteira profissional, comprovante de residência e certificado de cursos realizados (se houver).