Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran promove formação para ampliar a capacitação dos agentes de trânsito

A iniciativa é aberta a todos os segmentos da segurança pública e qualifica a fiscalização com o uso de motocicleta operacional de forma mais segura

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/11/2021 13h10

Agentes atentos às orientações do instrutor na II Edição do Curso de Motociclista Tático Operacional, promovido pelo Detran Na manhã de quinta-feira (11), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou a II Edição do Curso de Motociclista Tático Operacional. Aberto a todos os segmentos da segurança pública, o curso capacita e habilita os agentes de trânsito à atividade de motociclista operacional de forma segura. "Além da segurança, o curso traz noções de maneabilidade, controle do equipamento e domínio total da motocicleta", explicou o instrutor-chefe do curso, Deninson Maia.

O primeiro curso foi realizado no ano de 2015, e agora foi retomado para proporcionar mais qualificação aos agentes. Na aula inaugural teórica, o curso abordou questões relacionadas à flexibilidade, controle do equipamento e domínio da motocicleta.

Com duração média de 35 dias, o curso está dividido em duas etapas. A primeira enfatiza a formação dos motociclistas para melhor prestação de serviço à sociedade. A segunda é voltada para a ampliação das habilidades e capacitação do grupamento do Detran, que atua na escolta, atendendo as demandas do Estado.

Entre as disciplinas teóricas estão, legislação e mecânica básica, dentre outras. As aulas práticas terão como foco a velocidade e escolta de segurança em via pública. Durante o curso o Instrutor Chefe, Deninson Maia, apresentou uma prévia das atividades que deverão ser realizadas durante as aulas práticas em motocicletas nas zonas de risco. São 34 alunos matriculados, sendo 31 agentes de trânsito do Detran e três guardas municipais.

"Para nós, da Guarda Municipal, o curso é de suma importância, pois vai agregar muito conhecimento com o serviço do cotidiano, levando um serviço melhor para o cidadão. Para nós, sermos recebidos pelo Detran é uma forma de parceria e reconhecimento”, declarou o guarda municipal de Belém, Diego Piter.

No encerramento da aula inaugural, o agente de trânsito do Detran, Sandro Soares, destacou a importância do curso. "A gente vai passar o conhecimento para vocês e vocês vão adquirir muito mais experiência na via. No final desse curso, os agentes estarão aptos a prestar um bom serviço à sociedade", concluiu.