Santa Casa oferece 13 residências médicas e tem a única formação para Neonatologia
O neonatologista é o médico que atua em procedimentos específicos com bebês até os 28 dias de idade, período em que deixam de ser considerados recém-nascidos
Profissionais acompanham e cuidam do desenvolvimento de bebês recém-nascidos na Unidade de Neonatologia na Santa Casa Um dos hospitais mais importantes do Norte do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia do Pará valoriza a formação de profissionais de Sáude. O hospital oferece 13 residências médicas, e a única, no Pará, em Neonatologia, e já formou 30 especialistas na área.
O neonatologista é o médico que atua em procedimentos específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros, assistidos na área de Neonatologia da Santa Casa. O hospital oferta 143 leitos, entre Unidades de Tratamento Intensivo-Neo (UTIs-Neo) e Unidades de Cuidados Intermediários-Neo (UCIs-Neo).
“Esses profissionais precisam ser preparados para atender o recém nascido, especialmente, o prematuro, com a assistência humanizada com foco na proteção cerebral. A residência tem a duração de dois anos e nesse período os médicos residentes passam por todos os setores da neonatologia. Da sala de parto, UTI, UCI, enfermaria canguru e ambulatório de assistência ao prematuro, enfim, toda a linha de cuidados com os recém nascidos”, explica a gerente geral de Neonatologia do hospital, Salma Saraty.
Gerente geral de Neonatologia da Santa Casa, Salma Saraty: "É preciso prestar assistência humanizada com foco na proteção cerebral" A palavra Neonatologia tem origem no latim (neo=novo; nat=nascimento; logia=estudo). É uma especialidade que tem como responsabilidade cuidar das crianças desde o nascimento até os 28 dias de idade, período em que deixam de ser consideradas recém-nascidos. A neonatologia é um ramo da pediatria, que significa conhecimento do recém-nascido humano.
A médica Vilma Hutim, pediatra e neonatologista, presidente da sociedade paraense da categoria, explica que a pediatria tem diversas áreas de atuação, como cardiologia pediátrica, oncologia, nefrologia pediátrica e neonatologia.
“Para fazer qualquer área de atuação o médico precisa fazer pediatria geral, depois ele faz a área de atuação em neonatologia. A residência em pediatria geral é de três anos, depois se faz mais dois anos para atuação em neonatologia”.
“A Santa Casa oferece 5 vagas na residência em neonatologia. Nós atuamos na preceptoria de residência médica, tanto de pediatria como de neonatologia e o trabalho do neonatologista é significativo. Para uma unidade neonatal ser credenciada pelo Ministério da Saúde (MS), é preciso que todos os pediatras da unidade, tenham título de especialista em pediatria e que pelo menos 50% tenham título de neonatologia”, enfatiza a médica.
Vilma relata ainda que há cerca de 600 médicos pediatras no território paraense. “É de grande importância que a gente invista em neonatologia para atender às UTIs e UCIs neonatal. No Pará, o médico pediatra com título de neonatologista é de 60 médicos, em média. Portanto é um grande desafio a formação desses profissionais médicos”, destaca a doutora Vilma Hutim.
Mais sobre a Pediatria - Mary Lucy de Melo, médica da Santa Casa, que coordena a UTI pediátrica, destaca que o pediatra é o primeiro médico do ser humano. É o que cuida da pessoa desde o momento que ela nasce. A importância desse profissional começa mesmo antes do nascimento, no pré-natal. No momento do nascimento é uma das primeiras pessoas a tocar no bebê quando ele nasce e segude cuidando.
“Para a sociedade, o cuidar dessa criança é fundamental para formar um adulto saudável, esse profissional é de extrema importância e como a Santa Casa possui a sua linha de cuidado materno-infantil, na sua essência, na sua prioridade, a importância do pediatra se reflete dentro dessa linha de cuidado. A maioria dos leitos do hospital são destinados a bebês, crianças e mamães. O número de pediatras na instituição é um número bem elevado e a importância dele se faz tão grande quanto o número de pediatras atuantes hoje no hospital, para cuidar do número de pacientes que a Santa Casa acolhe atualmente”, diz a médica Mary Lucy.
Residência Médica - Desde 1988, a Santa Casa do Pará vem formando médicos especialistas para prestarem atendimento qualificado nas regiões metropolitanas e no interior do Pará.
Até 2020, 646 residentes passaram por 13 residências médicas oferecidas pela instituição. Nestes mais de 30 anos da residência da Santa Casa, as áreas que mais formaram especialistas foram Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia.