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Troca de experiência marca encerramento das ações do 'Mais Alfabetização'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/12/2018 00h00

Nesta terça-feira (18), cerca de 250 pessoas participaram da cerimônia de encerramento do Programa Mais Alfabetização, entre coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e dirigentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A programação foi realizada no auditório do Campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

A manhã iniciou com narração de histórias com a coordenadora de Ensino Fundamental da Seduc, Solange Barros, que representou a secretária Ana Claudia Serruya Hage. A programação contou ainda com uma roda de conversa com professores, assistentes de alfabetização, coordenadores pedagógicos e diretores, que puderam trocar experiências.

O Programa Mais Alfabetização visa melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas, enfatizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª séries da rede pública de ensino. É um programa do governo federal implantado no Pará no início deste ano, por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Seduc, e já obtém resultados positivos no projeto-piloto.

Assistência - Antonia Rosemar Borges, diretora da Escola Armando Correa, localizada na Cidade Nova, em Ananindeua, disse que o projeto atendeu as necessidades dos professores e dos alunos, principalmente porque trouxe "assessoria dos professores que auxiliam no acompanhamento em sala de aula". A diretora ressaltou que a escola tem um Ideb muito bom, e que o assistente em sala de aula é importante para o melhor desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Em apenas um ano, o “Mais Alfabetização” resultou em várias conquistas, a partir das etapas de implementação, gestão e avaliação do programa. A metodologia de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos permite aos professores terem acesso ao desempenho dos alunos por uma ferramenta digital, o que torna mais eficiente o monitoramento da evolução de cada aluno durante o ano, e mostra para onde as atenções do professor devem se concentrar.

O papel do professor assistente é fundamental no processo de alfabetização, pois além de dar oportunidade ao professor iniciante de exercitar suas técnicas pedagógicas, descentraliza todas as tarefas de um único educador.

''Alfabetizar nunca foi uma tarefa fácil para o professor. Quando o programa chegou nós abraçamos, porque ele veio para somar. Acredito que temos, sempre, que nos reunir para trocar experiências, porque alfabetizar é muito importante para todos os cidadãos”, disse a professora Leila Sampaio, da Escola Lenira Teixeira.