Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO EDUCATIVA

Hemopa Redenção desenvolve parcerias com instituições para discutir importância de doação de sangue

Equipes do Hemocentro explicam a estudantes sobre o processo dr doação e ajudam a inserir essa cultura solidária entre a comunidade escolar

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
11/11/2021 10h30

A Fundação Hemopa está sempre disponível a disseminar a política do hemocentro e apresentar à sociedade a importância do ato da doação. Neste sentido, todas as unidades do Hemopa no Pará desenvolvem atividades educativas junto às instituições de ensino.

Em Redenção, universitários da Faculdade Integrada Carajas (FIC) foram até ao Hemopa para entender mais sobre o processo de doação e todos os passos que o material coletado precisa passar até chegar no paciente.

"Esta ação nos incentiva a ser doador de sangue e ter a consciência da real importância desta doação. Pra mim é muito gratificante poder ajudar a salvar vidas", disse a estudante de Farmácia, Isadora Brito Sousa Melo.

Professora da FIC e também servidora do Hemopa Redenção, Michele das Neves Pinto faz questão de levar suas turmas para ter uma aula diferente através de um ‘Hemotur’ pelas instalações do Hemopa. "A presença deles aqui é importante para trazer essa consciência para eles sobre a importância da doação de sangue e também para serem multiplicadores da causa", destacou a professora.

 Esta semana, outra escola está dedicada à causa da doação de sangue, a Christo Rei. Estudantes do ensino médio, que já possuem idade para doar, a partir de 16 anos, receberam o projeto ‘Doador do Futuro’ que também tem como objetivo formar cidadãos mais consciente quanto a responsabilidade social de doar sangue.

"Achei muito legal a iniciativa do colégio em nos trazer aqui para conhecermos mais sobre a doação de sangue e transfusão. Isso incentiva aos outros de tomarem esta iniciativa. Doar sangue significa ajudar a vida, trazer esperança ao mundo", Ana Julia Salazare, que fez a primeira doação, aos 17 anos, com a autorização do responsável legal.

A diretora da Escola Christo Rei, Andréia Cruvinel, acredita no projeto como ferramenta de disseminação do saber. “O Hemopa sempre esteve de portas abertas para nos receber e contribuir para o aprendizado dos nossos alunos”.

Aos poucos, as equipes da Fundação Hemopa voltam à rotina de palestras e eventos externos em instituições de ensino públicas e privadas, por causa da pandemia. “Quando não conseguimos ir para realizar as palestras de forma presencial em cada unidade, nós mandamos vídeos explicativos sobre o ciclo do sangue e a importância da doação”, destacou Silvia Oliveira, farmacêutica bioquímica do Hemopa Redenção que complementou: “A gente faz uma troca. Ajudamos no ensino, na aprendizagem teórica e prática com os ensinamentos científicos e, eles ajudam a inserir a cultura da doação de sangue na sociedade".