Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO AMBIENTAL

IDEFLOR-Bio retoma tratativas para construção de Acordo de Cooperação Técnica (ACT)

Iniciativa objetiva institucionalizar as ações de gestão integrada com os municípios de Almeirim, Santarém, Faro, Terra Santa, Prainha, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Alenquer

Por Aldirene Gama (SEDEME)
11/11/2021 08h58

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (DEFLOR-Bio), por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC) retoma tratativas para construção de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a gestão ambiental integrada com os municípios de Almeirim, Santarém, Faro, Terra Santa, Prainha, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Alenquer.

As atividades para construção do ACT foram iniciadas em 2019, mas em razão da pandemia da Covid-19, foram interrompidas até agosto de 2021. Com a mudança no bandeiramento da Covid-19 na região, as reuniões foram retomadas presencialmente. No último dia 3 de setembro, o grupo, que é composto pelos secretários municipais de Meio Ambiente da Calha Norte e região, se reuniu no município de Santarém, e conclui a minuta do ACT.

No dia 03 de novembro foi realizada a segunda reunião do ano, também no município de Santarém, que resultou na conclusão da minuta do Plano de Trabalho com ações e diretrizes que serão realizadas de forma integrada.

A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson destaca que o Instituto visa promover de forma articulada, ações conjuntas destinadas à gestão ambiental, por meio dos órgãos gestores do meio ambiente de cada município. “Entendemos que o trabalho em parceria rende mais resultados positivos para as instituições envolvidas. Trabalhar um ACT entre entes que convergem na necessidade da preservação e conservação da natureza é um ganho para todos, com menor esforço".

A diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do IDEFLOR-Bio, Socorro Almeida, ressalta que o IDEFLOR-Bio já trabalha em parceria com os municípios citados anteriormente, e explica que o Acordo de Cooperação Técnica será apenas uma forma de institucionalizar as ações de gestão integrada.

Socorro Almeida disse também que o convite para participar das ações integradas foi estendido aos municípios de Curuá e Monte Alegre, que ainda não aderiram. A diretora reforça ainda que conta com parceria do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e da Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), na elaboração do ACT e também nas ações de gestão nas Unidades de Conservação da Calha Norte e região.