Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ANANINDEUA

Usina da Paz Icuí-Guajará disponibiliza biblioteca para crianças e adultos da comunidade

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
10/11/2021 15h17

Romance, literatura paraense, histórias em quadrinhos, arquitetura, Direito, linguística, filosofia, gibis, economia, psicóloga, esses alguns dos temas disponíveis nas bibliotecas da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua. Fã de romances, a dona de casa Maria Marlene Sousa, 43 anos, levou a filha para a aula de reforço escolar e aproveitou o espaço da biblioteca para atualizar a leitura.

"A usina da Paz é um projeto que veio ajudar muito a comunidade, aqui são disponibilizados vários serviços e ainda temos essa biblioteca é maravilhosa, estou aqui escolhendo um livro para ler. Eu e minha família também estamos fazendo outras atividades, a minha filha faz de aula de reforço e eu já me matriculei para fazer hidroginástica. Além disso, também pretendo matricular o meu filho para fazer esportes", disse a moradora.

Maria Marlene As duas bibliotecas, tanto a infantil como a para jovens e adultos, são geridas pela Fundação Cultural do Pará (FCP). O horário de funcionamento de ambas é de terça a sexta, das 8h às 19h, já aos sábados a biblioteca funciona de 8h às 17h e nos domingos de 8h às 12h.

"Para realizar a retirada desse livro, basta a pessoa trazer o comprovante de residência e a identidade, e aqui é feito um cadastro. É importante ressaltar que para menores de 12 anos é necessário a presença do responsável. O importante para nós é a relação com a comunidade, esses dois ambientes foram preparados com muito carinho, porque o nosso compromisso é com a leitura e o objetivo principal é a formação de leitores aqui no município", afirmou a diretora de Leitura e Informação da FCP, Suzana Tota.

Ela destacou também que a biblioteca é aberta ao público em geral. "As bibliotecas públicas, como essas duas, são instituições de acesso livre para toda a comunidade sem exceção, muitas pessoas pensam que esses espaços são voltados para quem está estudando, mas essas áreas são dedicadas para todas as pessoas que estão em busca de informação", concluiu. 

Os irmãos Leandro Augusto Pantoja, 16 anos, e William Pantoja, 14 anos, já realizam diversas atividades na Usina e também aproveitam para usar a biblioteca.

Leandro e Wilian"Antes nós não tínhamos um espaço assim, e agora estou fazendo várias atividades. Eu e o meu irmão estamos praticando vôlei, eu também estou fazendo curso de informática e jovem aprendiz e ainda pretendo fazer o curso de robótica. Aqui na biblioteca, eu gosto de ler livros sobre ciência, filosofia, história e educação física", disse o estudante Leandro Pantoja.

Usina da Paz

É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz. O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.