Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Ruas de Viseu ganham cara nova com o "Asfalto Por Todo Pará"

Máquinas ocupam vias em execução de trabalhos de pavimentação em um total de oito quilômetros

Por Carol Menezes (SECOM)
07/11/2021 14h31

Moradores do município de Viseu, no nordeste do Estado, já estão sendo beneficiados pelas ações do programa "Asfalto Por Todo Pará", que leva obras de pavimentação, drenagem e asfalto às cidades paraenses. O anúncio da inclusão da cidade foi feito em julho do ano passado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, com a previsão de que oito quilômetros de ruas sejam alvo do investimento.

O funcionário público Reinaldo Mendonça, 62 anos, vive há 14 anos na rua Nova, uma das várias contempladas, e conta que desde então sofreu com os transtornos de o imóvel estar localizado de frente para uma via de terra batida.

Morador Reinaldo Mendonça"Ninguém escapava de gripe. Era poeira o tempo todo nos móveis, acabava de limpar, e com 15 minutos estava tudo empoeirado de novo. Ainda nem terminou, as máquinas ainda estão passando por aqui, mas a gente já sente a diferença. Aquele incômodo respiratório melhorou 100%", relata.

Proprietária de uma confeitaria na rua Assis de Vasconcelos, Sandra Maria Silva Maia, de 38 anos, já sente no dia a dia as vantagens de ter seu negócio na beira de pistas asfaltadas. "Para quem trabalha com comida, é terrível lidar com a poeira, tanto na cozinha como no salão, onde os clientes comem", explica. "Para piorar, tem um posto de gasolina aqui na frente, então o movimento de carros e caminhões é grande, o que ajuda a levantar a poeira mais ainda. Isso no verão, quando era no inverno o problema era a lama", relata.

Empresária Sandra MaiaEssa realidade já começou a mudar. "Ainda nem acabou, ontem mesmo estavam aplicando uma camada de asfalto, mas já está bem melhor. Meus pais moram na casa aqui ao lado da confeitaria, moram aqui há 40 anos, são idosos, e minha preocupação deles terem problema respiratório é constante. Era um trabalho que esperávamos há muito tempo, e quando vimos máquinas chegando ficamos muito felizes", conta a empresária.

Até o final de 2021, serão executados mais de 500 Km de drenagem superficial, pavimentação asfáltica, calçada e meio-fio de vias urbanas em todas as regiões do Estado.