Emater realiza Empório Sustentável e incentiva a relação direta entre produtor e consumidor
Além de itens artesanais foram comercializados mel e derivados, hortaliças, plantas ornamentais, acessórios de casa, entre outros produtos de 46 expositores
Consumidores aproveitam a Feira Empório Sustentável, realizada pela Emater, em Marituba, para comprar produtos diretos de produtores"É excelente uma oportunidade como essa, de vir para cá, vender nosso produto, e contando com o apoio da Emater. Além disso, é uma forma de valorizar a produção do nosso município", contou a artesã Maria Helena da Silva, 50 anos, de Moju, que trouxe 300 peças para a Feira.
Além de itens artesanais também foram comercializados produtos como hortaliças, mel e derivados, plantas ornamentais, acessórios de casa, e ainda bolos e salgados, entre outros produtos.
"A nossa feira foi um sucesso, com a participação de expositores de vários municípios da região metropolitana de Belém, como também de Barcarena, Moju e Ponta de Pedras; comercializando produtos de hortifrutigranjeiros, artesanato, gastronomia e processados. Vamos iniciar a articulação para a próxima feira, que vai ocorrer no início de dezembro, fazendo parte da programação do aniversário da empresa", avaliou a técnica da Emater, Luciana Moreira, responsável pelo projeto Empório Sustentável.
Além de hortaliças, feirinha comercializou artigos artesanais diversos, de bijous a acessórios como bolsinhas, entre outros itensO Empório Sustentável - do qual os expositores fazem parte - é um projeto realizado pelo Escritório Regional das Ilhas da Emater, propondo uma alternativa viável à comercialização direta de produtos e à melhoria na renda das famílias, com sustentabilidade ambiental, multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras. Atualmente, estão cadastrados 120 produtores familiares no projeto.
“Esses eventos são um grande momento, válido enquanto espaço de visibilidade do trabalho dos expositores e do trabalho conduzido pela Emater, e quem mais se beneficia é o produtor familiar que pode vender sua produção de forma direta ao público”, afirmou Lana Reis, presidente da Emater.
*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)