Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Fundação Hospital de Clínicas realiza I Workshop de Prevenção de Lesão por Pressão

As lesões por pressão, também conhecidas como escaras, são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição

Por Marcelo Leite (COSANPA)
04/11/2021 16h32

Workshop de Prevenção de Lesão por Pressão (LPP) reuniu profissionais do HC em palestras e exposição de recursos úteis no cuidado De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Lesão por Pressão (LPP) ou escaras, está entre os três tipos de eventos mais frequentemente notificados pelos serviços de saúde no País. A apuração foi feita com base em mais de 130 mil registros coletados, entre os anos de 2014 e 2017, e reforça a necessidade de ampliação de ações para a redução desses números. O esforço para diminuir a incidência de LPP é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, o assunto foi debatido nesta quinta-feira (4), durante o I Workshop de Prevenção de Lesão por Pressão. O encontro reuniu profissionais da instituição em uma série de palestras e exposição de recursos assistenciais úteis no cuidado e prevenção desse tipo de lesão.

A LPP é causada muitas vezes pelo contato permanente ou a fricção de regiões de proeminências ósseas com a cama, o que é comum de acontecer em regiões do quadril, calcanhares e dorsal, em pacientes que enfrentam longos períodos acamados.No Hospital de Clínicas, a implantação do laboratório de tecnologia assistiva é um exemplo de investimento na prevenção da LPP

Alusivo do Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão (21), o evento trouxe a ciência e as tecnologias para o centro do cuidado. “Para nós que somos referência estadual, o aprendizado faz parte do processo de evolução e melhoria do atendimento. Por isso, esse tipo de discussão é fundamental no momento em que as novas práticas e tecnologias estão cada vez mais dinâmicas”, pontuou Ivete Vaz, diretora-presidente do HC. 

Chefe do Serviço de Enfermagem na instituição, Andrezza Mota reforçou a importância do encontro e da possibilidade da troca de conhecimentos sobre o tema, diante do perfil de pacientes do Hospital. “No nosso caso, em função de doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças associadas, redobramos os cuidados com nossos pacientes que têm alto risco para esse tipo de lesão. Por isso, o evento foi idealizado para mostrar as causas, o estadiamento, a prevenção e o tratamento da lesão quando diagnosticada”, explicou a profissional. 

Participante do evento e enfermeiro de qualidade e segurança no Hospital, Diego Santos lembrou que além de meta estipulada pela OMS, a lesão por pressão é abordada em legislações, o que expande as discussões sobre o assunto. “É importante falarmos sobre esse tipo de tema com frequência. A prevenção de LPP é uma meta do hospital. Tanto é que estamos avançando nos investimentos em educação em saúde, tecnologias e no trabalho integrado multiprofissional em prol da segurança do paciente”, complementou.