Detran comemora 46 anos de criação
O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-Pa), comemorou 46 anos de fundação. O órgão que é vinculado Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) foi criado em 20 de dezembro de 1972 para controlar e fiscalizar o trânsito, no Estado.
“O Detran teve muitos ganhos ao longo dos anos, tanto na parte tecnológica como na parte de infraestrutura. Esse desenvolvimento trouxe melhoras para o atendimento aos usuários”, ressaltou a servidora Rosa Maria Rodrigues, auxiliar administrativa.
Atualmente, o Detran possui além de sua sede na Rodovia Augusto Montenegro, mais de 49 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) em todo o Estado. A primeira Ciretran foi criada no município de Santarém, quando o Detran estava sobre a gestão do Capitão Roberto Campos, entre os anos de 1972 e 1975. Além das Circunscrições de Trânsito, o Detran Pará conta com mais 10 posto avançados de atendimento, com o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários. Quatro destes postos encontram-se dentro de shoppings centers. O órgão de trânsito do Pará foi o primeiro, em todo o Brasil, a disponibilizar um posto avançado nesses espaços.
“O Detran vem investido em tecnologia de forma que ajude a manter seus níveis de qualidade, leva credibilidade e valorização nos seus serviços e produtos oferecidos, gerando assim, uma melhora no atendimento ao público e trazendo mais segurança em seus serviços, além de oferecer melhores condições de trabalho aos seus servidores” explicou a diretora-geral do Detran, Andrea Hass.
Em 2018 foram lançados diversos novos serviços reforçando o desenvolvimento tecnológico do órgão e trazendo mais facilidade aos usuários. Entre eles está o Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (Sisdat). É um serviço que objetiva proporcionar comodidade ao cidadão permitindo efetuar, por meio de uma plataforma virtual, aplicativo APP, o registro de acidente de trânsito apenas com danos materias, sem vítimas. Há também outros serviços que fazem parte desse grande investimento em um amplo programa de modernização do órgão como a CNH Digital, Talonário Eletrônico, parcelamento de débitos de veículos e os diversos serviços disponibilizados nas plataformas virtuais do Detran.
Para a segurança em seus processos, o Detran Pará criou o projeto Trânsito Seguro, uma forma de dar mais segurança na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação, fortalecendo o controle de dados e biometria, controle de placas e lacres e comunicação de venda eletrônica; o Sistema Integrado de Atendimento (SIA), que conta com atendimento ao público via call center, totens de autoatendimento, atendimento pessoal e itinerante. Além da Telemetria, que tornar o processo de habilitação mais seguro a partir do monitoramento, coibindo fraudes.
Os serviços onlines, também, visam trazer celeridade para os usuários, que não necessitam ir até um posto do Detran para tirar a certidão negativa para condutores ou outros serviços que podem ser facilmente realizados pelo site do órgão. No ano de 2018, até o mês de novembro, segundo o Departamento de Tecnologia e Informação do Detran Pará (DTI), foram realizados 1.373.779 atendimentos e serviços via internet, enquanto os números do atendimento presencial chegam a 630.513. O Analista de Sistema, Edinaldo Rodrigues diz que vê a disponibilidade desses serviços online como ponto muito positivo, “hoje, tudo é conectividae, tudo é por meio de internet e, isso facilita muito. A internet veio nos auxiliar nesse sentido”.
De acordo com a professora Jessica Alburquerque, o uso de tecnologias para a realização de serviços do Detran é essencial. “É muito importante para todos. A tecnologia facilita e faz com que haja efetividade na ação quando ocorre um acidente ou tem algum problema de trânsito, gerar boleto via internet é muito melhor, também, a gente não precisa vir no próprio Detran para realizar serviços. Pela logística da nossa cidade, realizar esses serviços pela internet é realmente muito melhor”.
Pensando nessas facilidades, e na descentralização destes serviços, para os usuários, o Detran trabalha, também, na implantação de novas Ciretrans e novos postos nas Estações Cidadania, ao todo já são 59 pontos de atendimento do órgão, além da sede, juntos eles somam mais de dois milhões de atendimentos realizados nesse período de janeiro a novembro de 2018.
História: Foi criada no ano de 1930, a criação da Inspetoria de trânsito, dirigida pelo delegado de policia, que no período era chamado de delegado de trânsito. Essa Inspetoria foi criada pelo então Interventor Federal do Pará, coronel Joaquim Magalhães Cardoso Barata. A Inspetoria foi o primeiro órgão estadual criado para atuar no controle e disciplina no trânsito em Belém e, desde sua criação, era vinculado a Segup.
No ano de 1945, a Inspetoria de Trânsito passou a ser chamar de Delegacia Estadual de Trânsito (DET), sem nenhuma alteração para o órgão, apenas adequando a estrutura às novas necessidades de organização e fiscalização de tráfego. Com o advento do Decreto de Lei 3.671 de 25.09.1941 e com o primeiro Código de Trânsito do Brasil, surgiu a Legislação unificada sobre trânsito em todo país, estabelecendo a criação, em cada estado, de um Departamento de Trânsito, órgão que o Estado do Pará já possuía, porém com o nome de DET, que foi adaptada aos termos da nova lei, passado a partir do dia 20 de dezembro de 1972 a ser denominado de Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA).