Enem 2021: Seduc garante preparação aos alunos de 22 escolas estaduais em Belém
Mais de 40 alunos estão sendo beneficiados com a iniciativa que ocorre aos sábados, no auditório da Escola Estadual Profª. Palmira Gabriel
Para garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual que vão encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, nos próximos dias 21 e 28 de novembro, a 10ª Unidade Seduc na Escola (USE) está oportunizando aulões preparatórios para jovens de 22 escolas estaduais da capital paraense.
Mais de 40 alunos estão sendo beneficiados com a iniciativa, que teve início em agosto deste ano e ocorre aos sábados, de 8h às 12h15, no auditório da Escola Estadual Profª. Palmira Gabriel, localizada no bairro do Tenoné, em Belém. O projeto teve início em agosto deste ano e tem a participação de professores voluntários, que se disponibilizaram a ajudar melhor aos estudantes que não tiveram condições de se preparar para o exame.
Professor Paulo André“Devido à pandemia, infelizmente o ensino deu uma baixa muito grande e o projeto veio nos dar esse auxílio que a gente tanto precisava. Hoje, graças às dicas e motivação dos professores, consigo ter uma rotina de estudos muito boa e tenho melhorado cada vez nas áreas do conhecimento exigidas no Enem”, conta o aluno da 3ª série do Ensino Médio, Marcos Vinícius.
Motivação - De acordo com a gestora da USE 10, Ione Silva, está sendo disponibilizado todo o suporte necessário para os alunos que participam do projeto. Além disso, a psicóloga e a assistente social que trabalham na Unidade Seduc na Escola, realizam atendimento semanalmente com esses estudantes.
“Nós montamos um grupo no WhatsApp e todos os dias a gente motiva esses jovens, de que eles podem alcançar os seus objetivos e que nós acreditamos no potencial de cada um deles. Sempre digo que o nosso sucesso, enquanto educador, depende dos alunos e gosto de ressaltar que o nosso lema, é: fazer a diferença na vida da comunidade”, destacou.
Segundo a voluntária do projeto, Kenny Yumi, muitos jovens que estão na escola pública, não possuem incentivo financeiro para fazer um pré-Enem. “Graças à essa iniciativa da Seduc, a gente está mostrando que eles podem ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada. Mesmo estudando a semana toda, quando eles vêm para cá, no sábado, nós percebemos ainda mais a disposição e força de vontade de cada um deles”, enfatiza.
Incentivo - O professor da rede estadual e voluntário no projeto, Paulo André, disse que a população atendida pela USE 10, abrange diversos bairros considerados periféricos da capital paraense. “O nosso público é basicamente composto por pessoas carentes, que veem na educação, uma maneira de transformar a sua realidade. Só pelo fato deles saírem de casa em pleno sábado de manhã, à procura de conhecimento, um bom resultado no Enem e uma nova visão para o futuro, isso é algo que nos motiva bastante. Portanto, enquanto educadores, estamos aqui para ajudá-los a alcançar os seus sonhos”, frisou.
A coordenação do projeto ainda ressaltou que no próximo ano, a iniciativa deve abranger alunos que já concluíram os estudos, além de ampliar a carga horária das aulas para o sábado todo e parte do domingo. A iniciativa vai contar com professores específicos para as quatro áreas do conhecimento exigidas no exame, além da redação e o apoio psicossocial aos estudantes também será mantido.
Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)