Plataforma desenvolvida pela Seduc qualifica cerca de 9 mil profissionais da Educação do Pará
Após seis meses do lançamento, a plataforma “Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor)” segue avançando na oferta de cursos de formação continuada
Valorizar, integrar e qualificar profissionais da educação básica de todo o Estado do Pará são os principais objetivos da plataforma “Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor)”, lançada no mês de abril, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Pará (Cefor). Em seis meses de funcionamento, cerca de 9 mil profissionais participaram dos cursos de formação continuada nas salas de aula digitais.
“Apesar do cenário pandêmico, o Cefor ganhou destaque por conseguir manter e ampliar a oferta de cursos de formação continuada aos profissionais da educação de todo o Pará, obtendo números expressivos de atendimento, com foco no desenvolvimento de valores humanos, formação para o exercício da cidadania e melhoria dos índices da Educação Básica do Estado”, ressalta o coordenador do Centro, professor Francisco Augusto Paes.
A plataforma foi construída a partir das necessidades mapeadas entre as demandas dos profissionais da educação do Estado, com um formato dinâmico, interativo e de fácil acesso aos usuários. As salas de aula digitais proporcionam encontros virtuais com tutores, fóruns, materiais de suporte pedagógico, atividades avaliativas obrigatórias para obter a certificação, além de outras ferramentas. Clique aqui e faça um tour virtual pelo Avacefor.
Profissionais da educação de diferentes áreas - especialistas em educação, direção de unidades escolares, gestores de unidades regionais (USEs e UREs), educação especial e demais docentes atuantes em diferentes níveis de ensino na rede estadual e nas redes municipais de ensino do Estado do Pará – já participaram dos cursos disponíveis na plataforma.
Acompanhe a oferta dos cursos de formação no site ou no facebook do Cefor.
Com o avanço da imunização e a melhora do cenário pandêmico, o Cefor retomou os cursos de formação no formato presencial e semipresencial, além de manter os cursos virtuais para atender as diferentes regiões e realidades do Estado. As atividades presenciais seguem todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19.
PRÉDIO NOVO
No Dia do Professor deste ano, o Governo do Estado inaugurou as novas instalações do Cefor, que possui sua sede no prédio histórico do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), totalmente equipadas e restauradas. O coordenador do Cefor considera a entrega um marco estabelecido na política de valorização dos profissionais da educação.
“A estruturação permitirá acolher os profissionais da educação em diferentes atividades como cursos, lançamento das revistas do Centro, dando visibilidade à produção e práticas pedagógicas docentes em todo estado; além do fomento à pesquisa com o recém-inaugurado ‘Núcleo de Memória e Acervo do Magistério Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito’ e o Memorial da Educação, que apresenta a trajetória histórica do IEEP em seus 150 anos, reforçando a importância da ‘Casa de Formação de Professores’”, ressalta o professor Francisco Augusto Paes.
Alegria e nostalgia foram os sentimentos relatados pela professora do 5º ano da Escola Ruy Paranatinga Barata, Maria Regiane Alencar. “Mesmo que de ‘cara nova’, o espaço ainda abriga muitas memórias. Podemos visitar o passado em cada detalhe daquele lugar”, diz.
A professora Maria Gizele Borges, do 3° ano/9 da escola, ressalta que os novos espaços são muito confortáveis e organizados. “Silêncio, iluminação, móveis, tudo adequado para nos sentirmos ainda mais motivados em nossas formações continuadas, que vêm para contribuir com a nossa prática diária e facilitar o aprendizado do educando”, assegura.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
A Seduc implantou um Laboratório de Ensino de Matemática na Escola Ruy Paranatinga Barata, no Conjunto Paraíso dos Pássaros, no bairro da Maracangalha, em Belém. A professora, Karina Carvalho, do 4º ano, vê a implantação como uma oportunidade de ampliar conhecimentos, partilhar saberes e melhorar a qualidade do trabalho com as crianças.
“Participar das oficinas é enriquecedor. O acolhimento dos profissionais e a estrutura das novas instalações do Cefor estão impecáveis. Uma viagem pela história da educação no estado do Pará. Fiquei particularmente emocionada ao ver a sala Prof. Licurgo Brito, pois tive a honra de tê-lo como parte de minha trajetória”, destaca a professora.
A professora Suelen Gatinho, do 1° ano, ressaltou o quanto ficou impressionada com a beleza das novas instalações do Cefor. “É impressionante a riqueza de detalhes e o cuidado que tiveram na nova instalação. Um lugar lindo, cheio de charme e memórias. O Cefor tem feito um trabalho brilhante através do Laboratório, contribuindo para a formação e o desenvolvimento dos alunos”, afirma.