Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FERRAMENTA

Seduc lança ambiente virtual de aprendizagem para profissionais da educação do Pará

A plataforma Avcefor irá ofertar cursos de formação continuada para os professores

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
12/04/2021 11h49

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Pará (Cefor), lança o “Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor)” - plataforma que irá disponibilizar cursos de formação continuada por meio de salas de aula digitais. A nova ferramenta foi elaborada a partir das necessidades mapeadas entre as demandas dos profissionais da educação em todo o Estado e apresenta um formato mais dinâmico, interativo e de fácil acesso aos usuários.

A plataforma possibilita a integração de todas as formações realizadas pela Seduc, sejam elas na modalidade semipresencial ou de forma remota. Nas salas de aula do Avacefor serão realizados processos de desenvolvimento dos cursos com o aprofundamento de textos, vídeos, fóruns de discussões, realização de atividades, além de um processo avaliativo após a conclusão de cada módulo de aprendizagem, contemplando, assim, um conjunto de estratégias que visa contribuir para impulsionar o processo de formação continuada dos educadores do estado do Pará.

O coordenador do Cefor, Francisco Augusto Paes, destaca que “o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro representa um avanço significativo para a política de formação continuada de profissionais da educação básica do estado do Pará, pois permite ações assertivas para a rede estadual e para as redes municipais de ensino, a partir de evidências e indicadores educacionais e da própria diversidade do cenário educacional paraense, o que fortalece os laços colaborativos entre as redes de ensino e, sobretudo, permite alcançar as metas e desenvolver as estratégias previstas no Plano Estadual de Educação para a melhoria da qualidade da educação do Pará”, ressalta Augusto.

O coordenador ressalta, ainda, que “a plataforma Avacefor passa a ser o ambiente de convergência e integração entre as ações formativas promovidas pela Seduc, o que fomenta as ações intersetoriais e interinstitucionais. Para os docentes e demais profissionais da educação, considero a plataforma um novo espaço de encontro, socialização e fortalecimento da rede colaborativa entre pares na educação. Destaco também que, para isso, foi fundamental a liderança e o apoio da nossa secretária de Educação, Elieth Braga, e da secretária-adjunta de ensino, Regina Pantoja, para o fortalecimento e continuidade do Centro de Formação”, finalizou o coordenador.

Para a secretária-adjunta de ensino, Regina Pantoja, este recurso tem como objetivo  buscar a melhoria na qualidade da educação.

“Por meio de salas de aulas virtuais, o Avacefor vai promover mais interatividade, pois será um espaço de socialização e aprendizagem para todos aqueles que fazem a educação acontecer no Estado do Pará. Pedimos que os professores aproveitem e façam bom uso do espaço, pois oportunizará conhecer um pouquinho mais do trabalho do Centro de Formação, bem como trocar experiência entre pares no processo educacional que está sendo realizado pelos educadores”, destacou a secretária-adjunta, Regina Pantoja. 

A plataforma disponibilizará cerca de 9 mil vagas em 22 cursos de formação continuada direcionados para alfabetização, letramento, novo BNCC, construção dos planos de ensino para a educação infantil e fundamental, educação básica, ensino médio e ferramentas digitais. Farão parte do catálogo de cursos: BNCC e o componente matemática-possibilidades e desafios na transposição do conhecimento matemático; ensino de matemática e a BNCC do ensino médio; introdução à neuropsicopedagogia aplicada à educação básica; Alfabetiza Pará: alfabetização e letramento crítico e transformador na formação do professor alfabetizador e ferramentas digitais para educação.

Atualmente, o Cefor tem mais de 38 mil educadores cadastrados na plataforma que atende as demandas e diretrizes estabelecidas pela instituição com vistas para a elaboração, planejamento e educação das formações em diferentes áreas e modalidades de ensino, contemplando também, as redes estadual e municipal de ensino.

Números - Desde a sua implantação, em dezembro de 2014, o Cefor vem crescendo em número de atendimentos a profissionais da educação nos 144 municípios paraenses. Em 2020, apesar do cenário sanitário de pandemia, o Centro, através de sua ações integradas, desenvolveu, por meio remoto, na plataforma Google Sala de Aula e demais mecanismos digitais, a formação de 15.083 profissionais da área educacional. Entre os anos de 2015 e 2020 já foram contabilizados mais de 35 mil professores que receberão Formação Continuada.

INSCRIÇÕES

As inscrições irão ocorrer entre os dias 12 a 14 de abril diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Cefor (Avacefor). Acesse aqui o tutorial e saiba como realizar a inscrição e acessar a sala de aula digital no site da Seduc.