Emater adere ao Outubro Rosa a partir da cultura de alimentos e hábitos saudáveis
Atuando em todos os municípios do Pará, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado tem 933 empregados públicos, 290 são mulheres
A campanha nacional Outubro Rosa contou com a adesão de funcionários da EmaterMesmo que elas estejam presentes em menor número na empresa, a preocupação com esse público ganhou espaço nesta terça-feira, 26, quando a Emater se vestiu de rosa para chamar a atenção das empregadas sobre a prevenção do câncer de mama, o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil e que pode levar à morte, mas que também tem cura, especialmente, se descoberta precocemente. E para enfatizar a prevenção da doença, a Emater investiu em informação, afirma a coordenadora de administração e desenvolvimento de recursos humanos da Emater, Alessandra da Silva.
"Nós convidamos um médico com grande experiência no assunto e que já contribui com ações de saúde da empresa e que veio nos esclarecer e tirar as nossas dúvidas sobre o tema. E este ano, em função da pandemia, nós optamos por realizar esse evento por vídeo conferência, o que também foi positivo pois ampliou o alcance da ação para que todos os empregados, homens e mulheres, nos 144 municípios pudessem participar da atividade. Digo homens e mulheres porque o objetivo é trazer a conscientização coletiva sobre o tema”, enfatiza Alessandra.
E como um dos principais objetivos da Emater é a promoção da alimentação saudável e sustentável, o tema da 'Semana Valoriza Servidor', evento da empresa foi “Alimentando a Prevenção”, uma temática diretamente ligada à missão da empresa e também aos fatores de prevenção da doença.
A palestra enfatizou a importância da produção de alimentos saudáveis para evitar doençasSegundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, cerca de 8 mil casos da doença no Brasil tiveram relação como fatores comportamentais como o excesso de peso, que pode ser prevenido com uma alimentação saudável.
“Nós fizemos questão de enfatizar a parte alimentar, pois a Emater tem como missão a agricultura familiar voltada na produção de alimentos saudáveis e essa foi uma forma de fazer essa transversalidade entre a prevenção e os cuidados com a alimentação e também com a saúde emocional, que vai ser abordada na programação de amanhã”, conclui a coordenadora de administração e desenvolvimento de recursos humanos da Emater, Alessandra da Silva.
Participante da programação como organizadora e também como mulher preocupada com a sua saúde e das colegas de trabalho, a responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Emater, Jaira Pimentel, considera importante a realização anual do evento.
“Levando em consideração as informações de um médico especialista no assunto, que é geral a todas as mulheres: o câncer de mama, e que a prevenção e os cuidados com a alimentação, são primordiais para ajudar na prevenção, o que foi falado hoje só acrescentou aos nossos conhecimentos, que muitas vezes por se tratar de um assunto falado todos os anos, às vezes, pensamos saber de tudo relacionado a esse tema. Hoje, aprendi algo a mais do que sabia. Amor a si, isso é fundamental”, declara Jaira.
Amor que se resume no cuidado com si mesmo e com o próximo. De forma individual e coletiva, como uma responsabilidade da empresa, que vem sendo assumida pela Emater nos últimos anos, resume o médico Elias Nascimento, palestrante da programação.
“Essa ação deveria ser imitada por todos os órgãos pois o maior patrimônio de uma instituição são as pessoas. E esta empresa tem a visão muito importante de cuidar dos funcionários e, no agora, das mulheres e que isso continue, se expanda e seja progressivo, pois um órgão que se preocupa com seus funcionários está de parabéns”, elogia o médico.
Nesta quarta-feira, 27, a programação prossegue com a palestra “Saúde emocional e psicológica como forma de prevenção de doenças” que será realizada pela psicóloga Graciete Souza a partir das 9h30 também por meio de vídeo conferência.
*Texto de Etiene Andrade (Ascom / Emater).