Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVAR VIDAS

Hospital Regional Público do Araguaia volta a fazer transplante renal

Os transplantes intervivos, um já realizado e o outro marcado para esta terça-feira, beneficiam dois pacientes que dependiam de hemodiálise

Por Governo do Pará (SECOM)
25/10/2021 21h32

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), no município de Redenção, Sul do Pará, retoma as cirurgias de transplante renal, que foram interrompidas devido à pandemia de Covid-19. Os procedimentos foram agendados para esta segunda (25) e terça-feira (26). Os pacientes renais realizam hemodiálise há três anos no Hospital. Os transplantes são por doador vivo, com órgãos doados por parentes.

O primeiro paciente a receber a doação foi Wilson Vieira dos Santos, 46 anos, residente no município de São Domingos do Araguaia, que agora tem um rim do irmão, Edimilson Vieira dos Santos, 48 anos. “Esse momento representa uma vida nova, sair da máquina (de hemodiálise), receber um órgão novo e me reabilitar a esta nova realidade. Estou muito alegre em receber a doação do meu irmão. É um sentimento de vitória, de renascimento, e está acontecendo”, declarou o paciente, emocionado.Oneide Venâncio da Silva e a prima Josielma Gonçalves de Castro, que será a doadora do rim

Wilson também reforçou o valor da doação de órgãos para pessoas que necessitam de transplante. “A doação de órgãos é muito importante. Quanto mais pessoas doando, mais vida e cura são repassadas”, reiterou.

A segunda cirurgia, que ocorrerá nesta terça-feira, beneficiará a usuária Oneide Venâncio da Silva, 46 anos, do município de Colinas do Tocantins. A doadora é sua prima, Josielma Gonçalves de Castro, 43 anos. Oneide da Silva destacou a esperança nessa nova fase da vida. “Ficar presa à máquina de hemodiálise é muito difícil. Não tinha a liberdade de passear, trabalhar. Estou muito feliz por esse dia ter chegado. Terei uma vida nova”, contou.

A doadora Josielma de Castro disse estar feliz em proporcionar o transplante. “É muita alegria poder doar e devolver a vida dela de volta. A pessoa que faz hemodiálise não tem uma vida social, e agora, depois do transplante, ela vai poder ter a vida dela de antes. Poder viajar, passear. É muito gratificante”, afirmou.

Vida nova - O médico nefrologista Juliano Mundim, responsável pelo transplante, está otimista com a retomada do serviço. Segundo ele, o transplante renal é a melhor alternativa de tratamento para os pacientes com disfunção renal crônica, ajudando na recuperação e reduzindo a fila de transplante. “Após quase um ano sem realizar transplante renal, finalmente retomamos as atividades. Um marco muito importante não apenas para a nossa região, mas também para todo o Brasil. Para pacientes renais crônicos, que dependem da máquina de hemodiálise para viver, o transplante renal é sinônimo de esperança. O transplante melhora expressivamente a qualidade de vida do paciente, devolvendo-lhe a liberdade de poder transitar em qualquer lugar, sem estar preso a uma máquina de hemodiálise”, ressaltou.O Hospital Regional do Araguaia é equipado para serviços de média e alta complexidade

O especialista acrescentou que o Hospital Regional oferece medicina de ponta e uma excelente estrutura para cirurgias com doadores vivos, além de uma equipe qualificada. Segundo ele, este momento foi muito aguardado pela equipe. “Estamos superando a fase da Covid-19 e retomando, aos poucos, a vida normal”, afirmou.

A retomada das cirurgias vai possibilitar que mais pacientes tenham melhor qualidade de vida. “Os demais hospitais já iniciaram o contato solicitando o início do estudo de seus pacientes, o que é muito gratificante. Estamos todos muito felizes e na torcida para dar tudo certo para essas duas duplas”, disse o médico Juliano Mundim.

Incentivo à doação - Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, incentivar a doação de órgãos se tornou mais urgente em função da queda dos indicadores de casos de Covid-19, porque há contraindicação médica de doação de órgãos em pessoas que testam positivo para a doença. Nesses casos, a doação só pode ser feita após a recuperação e com teste negativo para Covid. “É muito gratificante testemunhar esse momento realizado pelo Hospital. Ver as pessoas envolvidas, toda a equipe de nefrologia e transplante renal do hospital ajudando o serviço na sua retomada, é muito bom”, disse o secretário.

O Hospital Regional Público do Araguaia realiza procedimentos de média e alta complexidade no sul do Pará, incluindo, desde 2012, transplantes de órgãos. Já foram feitos 65 transplantes, sendo dois de doadores falecidos e 63 intervivos. O HRPA é um hospital do governo do Estado, administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).

Texto: Débora Barbosa - Ascom/HRPA