Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Parque do Utinga recebe primeiros participantes da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2021

Os percursos na Unidade de Conservação são acompanhados por condutores habilitados pelo Ideflor-Bio, o que assegura a preservação da biodiversidade

Por Aldirene Gama (SEDEME)
22/10/2021 16h19

Entusiastas dos recursos naturais percorreram trilhas e fizeram registros fotográficos das belezas do Parque Estadual do UtingaDesvendando a diversidade de animais, plantas e fungos, por meio de registros fotográficos de qualquer lugar do hemisfério sul, assim inicia a Bioblitz 2021. O Parque Estadual Utinga "Camillo Vianna" recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), a primeira turma de amantes da natureza, que se inscreveram no passeio pelas trilhas Água Preta e Patauá. No decorrer da caminhada em contato com a natureza, os visitantes realizaram os primeiros registros para enviar à plataforma do iNaturalist. O evento acontecerá até a próxima segunda-feira (25), em todo o Hemisfério Sul.

Trata-se de um evento colaborativo, onde cientistas-cidadãos compartilham registros fotográficos da biodiversidade local por meio da plataforma online iNaturalist.

A Bioblitz é um evento internacional em que pessoas se dedicam a registrar, por meio de fotografias ou gravação de som, todas as espécies vivas em diversas áreas do Hemisfério Sul durante a primavera. O objetivo do evento é mobilizar o maior número de pessoas a registrar a biodiversidade dos locais onde elas vivem. Todos os seres vivos, como animais, plantas e fungos podem ser fotografados (exceto humanos e animais domésticos, como cães e gatos).

Participante da Bioblitz 2021 se concentra para fotografar a borboleta encontrada na Unidade de Conservação, que é o Parque do UtingaOs registros enviados para a plataforma serão coletados e disponibilizados a especialistas da área, que validam a identificação de cada espécie registrada. E, ainda que o participante tenha dúvidas ou não saiba identificar alguma espécie observada, deverá fazer o registro, já que o app iNaturalist, sugere automaticamente uma lista de possíveis identificações, que serão posteriormente validadas por especialistas.

A presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson destaca a importância do evento para novas descobertas e a ampliação de pesquisas voltadas para a preservação de novas espécies. "A Bioblitz possibilita a interação entre pesquisadores e cidadãos, despertando um novo olhar para o ambiente em que vivemos, além de promover a conscientização para a conservação da flora e fauna essenciais para o equilíbrio do ecossistema", disse ela.

Este ano, para favorecer e ampliar os registros fotográficos, os participantes do evento no Parque Estadual do Utinga, contaram com um atrativo a mais: passeios gratuitos guiados pelas trilhas Água Preta, Patauá, Yuna, Breu Branco, Castanheira e Mariana. O Ideflor-Bio disponibilizou 95 vagas para os passeio gratuitos nas trilhas ecológicas do Parque do Utinga.

De acordo com Ana Clara Balata, estudante de Biologia da Universidade Estadual do Pará (UEPA), “ter participado da programação da Bioblitz foi muito interessante, apesar de já conhecer um pouco da flora e fauna do Parque do Utinga, acabei sendo incentivada a enxergar a Unidade de Conservação de uma maneira diferente. Fazer as trilhas foi extremamente enriquecedor, além de ser uma experiência nova, tive a oportunidade de conhecer muitas espécies da flora do Parque que estão presentes no itinerário da trilha. Os guias foram muito atenciosos e pacientes com o percurso e explicaram muitas coisas sobre o local, inclusive a função de cada coisa presente no ecossistema em questão”, comentou a graduanda.

O percurso dentro da Unidade de Conservação é acompanhado por condutores habilitados pelo Ideflor-Bio, proporcionando a observação da vida silvestre e pássaros, além de instruções quanto aos cuidados que devem ser adotados para a preservação da biodiversidade.