Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBESIDADE ZERO

Atendimento a pacientes bariátricos é tema da V Semana de Humanização do Hospital Jean Bitar

Profissionais esclareceram dúvidas dos pacientes sobre pré e pós-operatório, enfatizando todas as fases do tratamento

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2021 22h31

Para proporcionar a interação entre profissionais da equipe multidisciplinar e pacientes que se submeterão à cirurgia bariátrica, dando oportunidade para esclarecimento de dúvidas e de acesso às informações sobre pré e pós-operatório do procedimento, o Hospital Jean Bitar realizou entre os dias 13 e 15 de outubro a V Semana de Humanização, com o tema “Atendimento ao usuário bariátrico: da alimentação ao pós-cirúrgico".

O evento contou com seis rodas de conversas, sendo cinco realizadas no Ambulatório de Endocrinologia. Foram abordados os seguintes assuntos: “A importância da suplementação no pós-cirúrgico e os riscos da automedicação”; “Benefícios da atuação transdisciplinar no pré e pós-cirurgia bariátrica”; “A importância da intervenção psicológica no pré e pós-cirurgia bariátrica”; Orientações nutricionais para pacientes com reganho de peso após a cirurgia bariátrica” e "Benefícios após a cirurgia bariátrica".Roda de conversa no Ambulatório do HJB abordou temas importantes para os pacientes

Durante os três dias de evento, usuários que aguardavam consultas no Ambulatório de Endocrinologia receberam informações sobre os temas com os profissionais que conduziram as rodas de conversas, a farmacêutica Carla Cristine Baía; o educador físico Ismael Reis da Silva Neto; a psicóloga Anny Kelly Gonçalves Beltrão; a nutricionista Thatyelle de Araújo Pantoja e a endocrinologista Lílian d’Albuquerque.

Mudança de rotina - Para Ismael Neto, o engajamento imediato, mediante a aprovação do usuário à realização do procedimento cirúrgico, é primordial. “Quanto mais cedo o paciente promover uma melhoria na sua rotina, trocando de estilo de vida com práticas de exercícios, dietas saudáveis e com apoio de equipe multidisciplinar, certamente o período pré-operatório vai ser muito positivo, e o período pós-operatório vai ser potencializado, evitando reganho de peso. É importante ressaltar que o paciente soma com a equipe transdisciplinar, tendo assiduidade na realização das rotinas estipuladas no pré e pós-operatório, com a responsabilidade de fazer a sua parte para o sucesso do tratamento, pois com equipe e paciente de mãos dadas em prol do mesmo objetivo não tem como não dar tudo certo”, disse o educador físico.

A nutricionista Thatyelle Pantoja, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HJB, responsável pela V Semana de Humanização, conduziu a roda de conversa “Orientações nutricionais para pacientes com reganho de peso após a cirurgia bariátrica”. Segundo ela, o evento teve o objetivo de oferecer informações, desde o aconselhamento farmacêutico, o acompanhamento psicológico e nutricional ao esclarecimento da técnica utilizada nas cirurgias, possibilitando o melhor entendimento do serviço oferecido pelo HJB.

“Percebemos o quanto momentos como esse são riquíssimos para nossos usuários, uma vez que permitimos que eles estejam cientes sobre os caminhos que devem percorrer e a respeito do que cada profissional da equipe realiza, para que estejam seguros e confiem na equipe multiprofissional”, ressaltou a coordenadora.Usuários aproveitaram a iniciativa para esclarecer dúvidas sobre o tratamento

Qualidade de vida - O tecnólogo em Segurança do Trabalho Evandro Melo, usuário do Programa Obesidade Zero, instituído pelo governo do Estado, está na fase pré-operatória da bariátrica no HJB. Depois de participar da roda de conversa sobre os benefícios após a cirurgia, ele disse que gostou “muito da explanação da médica, pois ela repassou informações importantíssimas, mas gostei muito também do momento após, quando ela esclareceu minhas dúvidas. A obesidade é um problema muito sério, e deve ser resolvido para que tenhamos qualidade de vida. É necessário mesmo esse tipo de ação dentro do hospital, pois muitas vezes não só o paciente desconhece essas orientações, mas os  familiares também estão alheios a todo o processo do tratamento”.

"É muito bom proporcionar informações, e eu contribuí falando sobre os benefícios que as pessoas adquirem após a cirurgia bariátrica, mas também questões ligadas à própria obesidade, tais como cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC). Também mostrei o panorama da obesidade no Brasil e no mundo, entre outras informações”, ressaltou Lílian d’Albuquerque.

A V Semana de Humanização foi finalizada com a roda de conversa "Práticas integrativas complementares no SUS", com a assistente social e pedagoga Claudnira Castro Cisne, que compartilhou suas experiências sobre o tema, com a presença do coordenador de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Guilherme Martins. Dentre outros assuntos, foi reforçada a importância da gestão compartilhada, e o apoio e fortalecimento das ações de Humanização no HJB, por parte da coordenação de Humanização da Sespa.

Texto: Joelza Silva – Ascom/HJB