Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa comemora Dia do Médico com homenagens a mais de 400 profissionais

Maior maternidade da região Norte do País, hospital tem a média de 15 partos, entre normais e cesáreos, a cada plantão de 12 horas

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2021 16h42

A pediatra da Santa Casa, Aline Topfer, segura o bebê, nascido na virada do domingo para esta segunda (18), Dia do Médico Nos primeiros segundos desta segunda-feira (18), Dia do Médico, a pediatra, Aline Topfer, de 43 anos, carregou mais um recém-nascido em um dos centros cirúrgicos da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém. No plantão de 12 horas, a média de partos, entre normais e cesáreos, é de 15. O nascimento da bebê na virada da data que celebra os médicos brasileiros honrou a regra da maior maternidade da região Norte do País. 

“Nós comemoramos o Dia do Médico fazendo o que mais sabemos: sendo médicos”, disse sorrindo a profissional. Há 43 anos, os médicos do Hospital já comemoravam do mesmo jeito: e uma das bebês que vieram ao mundo era a própria Aline. A médica, que fez Residência e se tornou servidora, também nasceu no hospital.

“Construir minha história neste lugar significa uma emoção imensa. Faz parte de mim e, da mesma forma, eu faço parte dele”, enfatizou a doutora Aline Topfer. 

Evento 

Com 371 anos, a Santa Casa possui no quadro 401 médicos e médicas, de mais de 40 especialidades. Hospital de Ensino, oferece, ainda, 13 residências médicas. 

Médicos da Santa Casa em dinâmica lúdica, na manhã desta segunda-feira (18), comemorativa pelo dia nacional da classe O Dia do Médico recebeu atenção especial. Um evento nessa manhã contou com depoimentos, homenagens, shows e distribuição de brindes. 

Estavam presentes o presidente Bruno Carmona e os diretores Carlos da Silva Jr, Lena Alencar, Norma Assunção e Walda Valente.

O médico anestesista, Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, falou da satisfação de estar à frente da Instituição e destacou o papel importante que os médicos possuem dentro da instituição, pois para ele, o exercício da medicina é fruto da dedicação à missão de cuidar das pessoas. 

"Sendo médico, é uma grande satisfação estar à frente de um hospital deste porte e poder celebrar um dia tão especial para a categoria. Seria impossível entregar à sociedade um serviço de excelência dentro do perfil definido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública sem a participação ativa de todos os médicos que compõem o corpo clínico da Instituição, pois cabe a eles a função de coordenar suas equipes, comandar o tratamento dos pacientes de forma humanizada e, nas horas cruciais, tomar decisões para garantir a recuperação dos usuários que procuram a Santa Casa do Pará”

Reconhecimento

Também nascido na Santa Casa, o cirurgião torácico Marco Antônio Tavares, 53, servidor há mais de duas décadas, participou do evento. 

“A minha afinidade com a Santa Casa é total. Acho que o meu cordão umbilical não foi bem cortado aqui, acabou ficando pregado para o resto da vida”, poetizou o doutor. 

Desde as aulas na Universidade Federal do Pará (UFPA), época de acadêmico, o médico frequenta o Hospital com assiduidade. 

“E aqui foi um dos meus primeiros empregos, quando voltei da residência médica. Fui contratado, passei um bom tempo prestando serviço, depois fiz concurso e sou médico efetivo da Santa Casa. Pretendo ficar aqui até o final da minha carreira”, planeja. 

Sobre o exercício da medicina, Marco Antônio diz que é uma profissão sem igual. “É uma profissão de dedicação, de estudo,  sobretudo é uma profissão de gratidão. Um grande professor, igualmente cirurgião torácico, chamado Camargo, disse que ‘o médico é viciado em gratidão’. A gente acaba se viciando em fazer o bem porque a gente é viciado em receber a gratidão das pessoas. O grande foco é dar o melhor de si. Dar o melhor para o paciente para que a gente possa receber a gratidão desses pacientes”, enternece-se. 

*Texto de Aline Miranda e Samuel Mota (FSCP).