Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Simão Jatene visitará as instalações do novo Hospital Abelardo Santos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/12/2018 00h00

Neste domingo (30), às 10h30, o governador Simão Jatene visitará as instalações do novo Hospital Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, em Belém. O prédio possui 10 andares e tem capacidade para ser o maior hospital público da Região Metropolitana de Belém, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas. O hospital vai oferecer diversas especialidades, como clínica pediátrica, cirúrgica, médica e de traumatologia, terapia renal, unidade de transplante, maternidade, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) infantil e adulto, centro cirúrgico com oito salas, laboratório de análises clínicas, serviço de reabilitação e centro de diagnóstico por imagem, que fará exames mais completos de mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

De alta complexidade, o novo hospital conta com 269 leitos, sendo 150 leitos de internação, 90 leitos de UTI E UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) -  que ocupará um andar inteiro -, cinco leitos de PPP (pré-parto, parto e puerpério) da Rede Cegonha e 24 leitos de observação de urgência/emergência.

A partir do perfil assistencial estabelecido, já estão contemplados ambientes e serviços referentes ao Programa da Rede Cegonha, neonatologia completa - com UTI e UCIs, UTIs adulto e pediátrica, Banco de Leite Humano, centro cirúrgico/obstétrico e unidades de internação pediátrica e obstétrica.

Referência – O novo Hospital Regional Abelardo Santos abrigará o Centro de Referência Estadual em Pacientes de Fissura Labiopalatal. Será implantada uma Câmara Técnica para discutir o protocolo de atendimento a esse tipo de paciente no Pará.

O novo hospital faz parte da política de descentralização do atendimento de urgência e emergência no Estado. Uma rede hospitalar foi montada, ao longo de oito anos, com o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços médicos de média e alta complexidade.

Hospitais Regionais Estaduais no Pará

1. Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) – em Ananindeua: É um estabelecimento de saúde de média e alta complexidade para atendimento de urgência e emergência em trauma e referência no tratamento a queimados na Região Norte do Brasil, sendo formador de profissionais de saúde.

2. Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) – em Belém: Unidade de baixa e média complexidade, é retaguarda no atendimento em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia.

3. Centro Hospitalar Jean Bitar – em Belém: Com modernas instalações e serviços de alta e média complexidade, a unidade é referência estadual no procedimento de cirurgia bariátrica e endoscopia digestiva, além de manter o Laboratório de Habilidades Videolaparoscópicas da região.

4. Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) – em Santarém: Presta assistência de excelência em saúde de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o ensino e pesquisa, comprometido com humanização, segurança, qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social e respeito aos princípios éticos e culturais.

5. Hospital Regional Público da Transamazônica – em Altamira: Na região oeste do Pará, o HRPT foi idealizado e concebido para prestar atendimento humanizado e de qualidade em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo SUS.

6. Hospital Regional Público do Sudeste – em Marabá: Tem perfil de atendimento de média e alta complexidade com ênfase em neurocirurgia, traumatologia, ortopedia e cirurgia geral.

7. Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves: Oferece atendimento de média e alta complexidade, inclusive com maternidade, além de atendimento clínico de endemias.

8. Hospital Geral de Tailândia (HGT): Atendimento de média e baixa complexidade.

9. Hospital Regional Público do Leste do Pará, em Paragominas: Perfil de média e alta complexidade. Com base de atendimento para a área neurológica.

10. Hospital Regional de Cametá: Atendimento de média e alta complexidade.

11. Hospital Regional de Tucuruí (HRT): É o único que oferece atendimento em Urgência e Emergência na Região do Lago de Tucuruí.

12. Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA): É referência em tramato-ortopedia, tendo como destaque a cirurgia corretiva do pé torto congênito e outras cirurgias ortopédicas, como de tíbia, fêmur e cirurgia de quadril.

13.  Hospital Regional de Redenção (HRPA): É referência em traumato-ortopedia e neurocirurgia para 15 municípios da Região do Araguaia, beneficiando uma população de mais de 500 mil habitantes. Outros importantes serviços oferecidos à população estão na área de nefrologia, com transplante de rim intervivo e Terapia Renal Substitutiva.

14. Hospital Regional de Salinópolis: De média complexidade, dispõe de 45 leitos e oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, com serviços de obstetrícia, urologia, ortopedia, cardiologia, clínica cirúrgica e médica e exames de laboratório, de ultrassonografia e eletrocardiograma. Além da população local, o hospital atende pacientes de municípios próximos, como Santarém Novo, Santa Luzia do Pará, São João de Pirabas, Primavera e Quatipuru.

15. Santa Casa de Misericórdia do Pará – em Belém: É a maior maternidade neonatal do Norte do Brasil. No dia 16 de setembro de 2013 foi inaugurado o novo prédio da instituição: a Unidade Materno-Infantil Dr. Almir Gabriel. Também conhecido como Nova Santa Casa, o complexo tem oito andares, com leitos distribuídos nas alas de pediatria, neonatologia, UTI materna e pediátrica, maternidade, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), ala para o Programa Mãe Canguru e acolhimento obstétrico.

16. Hospital Ophir Loyola (HOL) – em Belém: Referência no tratamento oncológico, o hospital tem o objetivo de oferecer atendimento médico de excelência em tratamento do câncer. Também executa um trabalho de ensino, pesquisa e extensão, como forma de qualificar profissionais e estabelecer apoio e incentivo à pesquisa e produção científica na instituição.

17. Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) – em Belém: É referência estadual em psiquiatria, cardiologia e nefrologia, com excelência. O Hospital de Clínicas tem como missão garantir atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade, e apoiar o ensino e a pesquisa na área de saúde.

18. Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo – em Belém: Primeiro hospital público da Amazônia especializado no tratamento de câncer para crianças e adolescentes. Presta atendimento de qualidade completo na área de oncopediatria infantil.

19. Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB): Conta com 65 leitos, sendo 10 de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal e 10 de UCI Neonatal. O hospital prestará serviços essenciais para gestantes e recém-nascidos, incluindo partos de alto risco.

20. Hospital Geral de Ipixuna (HGI): Inaugurado em outubro de 2018, oferece assistência de baixa e média complexidade aos usuários do SUS de 23 municípios da Região do Capim, no nordeste paraense, o equivalente a uma população estimada em 800 mil habitantes.

21. Hospital Materno-infantil de Capanema: O hospital terá capacidade para assistir 500 grávidas ao mês, desde a atenção básica a casos de alta complexidade, oferecendo serviços semelhantes aos da Santa Casa de Misericórdia do Pará, referência no atendimento a mulheres grávidas e parturientes.

Também compõem a rede estadual de saúde o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, que presta assistência de média e alta complexidade a pessoas com deficiência (PcD) de todas as faixas etárias, e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, que ampliou o atendimento para uma população estimada em 1,8 milhão de habitantes.