Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater capacita mulheres, em Benevides, sobre aproveitamento integral da banana

A oficina é uma estratégia de incentivo à adoção de hábitos alimentares saudáveis e uma contribuição para a redução do desperdício de alimentos

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2021 13h19

Mulheres do Murinim, em Benevides, aprenderm a preparar receitas com a banana, fruta cujo aproveitamento nutricional inclui até a casca O preparo de receitas fáceis a partir da utilização da banana, incluindo a casca, foi o tema da oficina de aproveitamento integral dos alimentos realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com a participação de sete mulheres da comunidade do Murinim, em Benevides, Região Metropolitana de Belém. O evento, nesta quarta-feira (13) é uma estratégia de incentivo à adoção de hábitos alimentares saudáveis e quer contribuir para a redução do desperdício de alimentos.

“Eu achei a oficina sensacional. Uma nova experiência para o meu cotidiano e que, certamente, vai mudar o hábito da minha alimentação e também o da minha família”, disse Ivony Cardoso de Sousa, uma das participantes da capacitação.

No espaço cedido pela Cooperativa Agropecuária de Benevides (Coopaben) - assistida pelo órgão estadual, desde sua criação, em 2008, a oficina foi ministrada pela técnica social, Gilma Luzia da Silva, do escritório da Emater em Marituba. Ela focou no desenvolvimento da criatividade no preparo das receitas nutritivas e saudáveis, como brigadeiro de casca de banana, farofa de casca de banana, bife de casca de banana, refogado de casca de banana, bolinho de casca de banana, geleia de pimenta com banana, suco de banana com limão, além do tradicional bolo de banana.

“Estamos realizando uma série de oficinas visando a capacitar um grupo de mulheres rurais em situação de insegurança alimentar na preparação de produtos artesanais e na produção de plantas ornamentais envasadas”, explicou a engenheira agrônoma do escritório da Emater em Benevides, Soraya Araújo.

De acordo com a técnica da Emater, está em planejamento uma oficina para repassar o conhecimento de técnicas em cultivo e cuidados de plantas ornamentais em vasos com o objetivo de agregar uma renda extra.

Órgão oficial de Ater do Estado do Pará, a Emater tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.

*Texto de Paula Portilho (Ascom / Emater).