Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLTA ÀS AULAS

Servidores da educação passam por testagem em massa em 40 escolas de Santarém

Contágio tem caído progressivamente no município do oeste do Pará

Por Dayane Baía (ARCON)
08/10/2021 10h47

Uma ação integrada realiza a testagem em massa em 800 professores e técnicos da rede pública estadual em Santarém. A iniciativa é desenvolvida pelo 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); 5ª Unidade Regional de Educação (URE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas e Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Segundo Dirceu Amoedo Silva, gestor da URE de Santarém, o objetivo da testagem é dar mais segurança para a comunidade escolar. “A ideia é verificar a situação dos servidores da escola, assim como para o professor de que ele não está com a doença. É importante porque vai ter um reflexo positivo nos alunos e pais, que por vezes temem em mandar os filhos para a escola por conta desse contato”.

Em Santarém, o retorno gradual às aulas tem seguido o planejamento do Governo do Estado. “Nesse atual momento, percebemos um quantitativo significativo de alunos nas escolas, principalmente nas maiores. O número do presencial está aumentando. Temos a preocupação com a saúde do servidor e essa é uma forma de garantirmos a assistência para professores, serventes, merendeiras, agentes de portaria e assistentes administrativos”, acrescenta Dirceu.

Diretora da regional de Santarém da Sespa, Aline Liberal Cunha afirma que o contágio tem caído progressivamente no município. “Já tivemos uma baixa considerável no número de casos por conta da vacinação. Percebemos em relação ao número de casos notificados e internados. É mais uma triagem para avaliar o cenário e garantir que o retorno ocorra de forma segura”, pontua.

Aline ainda explica que o exame RT-PCR tem um alto padrão de detecção. “As equipes têm uma programação de visita nas unidades de ensino, os servidores receberão orientações e farão a coleta. Os resultados serão enviados para as escolas por e-mail. Iniciamos no dia 6 e seguiremos por todo o mês de outubro. Também reforçamos os cuidados com a comunidade escolar na continuidade das medidas preventivas”, pontua.