Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Criminalidade no Estado apresenta redução dos índices de violência no mês de Setembro

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/10/2021 15h47

Combater a criminalidade e reduzir os índices de violência no Estado é uma das metas principais desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que por meio de ações integradas com os órgãos que compõem o Sistema de Segurança do Estado, desenvolvem estratégias e planos táticos de ação para o enfrentamento ao crime organizado e de ações criminosas que atuam no Estado.

Dados divulgados nesta quinta-feira (07), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Analise Criminal (Siac), vinculada a Segup, apontam que no mês de setembro, houve redução de 46,5% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Já em relação aos homicídios, a redução foi de 47% em todo o Estado. Os dados são comparados com o mês de setembro do ano de 2018 e representam mais de 150 vidas preservadas.

Em três anos, a Segurança Pública do Pará já alcançou grandes índices de redução da violência mantendo a meta de preservar vidas e reduzir a criminalidade, como explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado. “Continuamos acompanhando e monitorando os números da criminalidade de todo o Estado. Mês a mês, produzimos a nossa estatística e em setembro de 2021 alcançamos um resultado muito positivo para a Segurança Pública. Esse mês, quando comparado com o mesmo mês de setembro de 2018, apresentamos mais de 150 vidas preservadas, o que aponta uma redução de mais de 46% no número de mortes. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito ao longo de quase três anos e contamos com o trabalho integrado das forças de segurança, com foco nas organizações criminosas para que possamos continuar presente em todo o Estado, combatendo o Crime e preservando vidas”, ressaltou o secretário.

Acumulado – Os números positivos apresentados pelos índices de violência tabulados pela Secretaria de Segurança também registraram queda no acumulado dos meses de Janeiro a Setembro, nesse período, foi computado uma redução de 43% nos índices de homicídios, em relação ao mesmo período do ano de 2018.

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), também apresentaram uma redução de 43,5%, no acumulado de Janeiro a Setembro quando comparados com 2018.

Investimento - o Governo do Pará, por meio da Segup, vêm desenvolvendo ações de investimento intensivo na área da segurança para dar maior suporte aos agentes e as forças de segurança do Estado para combaterem, de forma mais eficaz, a criminalidade nas ruas.

Em dois anos, o Governo do Pará já viabilizou a troca de novas viaturas, bem como, de coletes balísticos, equipamentos de visão noturna, além de lanchas blindadas para coibir o crime em todas as regiões do Estado, e assim garantir as metas de queda dos índices de criminalidade, juntamente com a atuação da Inteligência somado a integração entre os órgãos de Segurança.

“Nosso desafio é de sempre sermos melhor do que fomos antes. No ano de 2019, reduzimos em 30% a criminalidade no Estado. Em 2020, reduzimos mais 20%, alcançando a marca do estado brasileiro que mais reduziu a violência. Agora, em 2021, estamos mantendo os bons resultados que em três anos consecutivos conseguimos atingir com fortes quedas na criminalidade, quando comparados com o período anterior há 2018. Trabalhamos com essa grande responsabilidade em manter as reduções, para que possamos, cada vez mais, atuar com estratégia, inteligência e integração para conseguir atingir os números sempre positivos.