Uepa promove atendimento e assistência a saúde dos romeiros
Nesta sexta-feira (8), dia da única romaria do Círio 2021, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove assistência à saúde dos romeiros que pagarão promessas e cumprem o traslado a pé. Alunos do Curso de Enfermagem estarão das 8h às 13h em uma atividade voluntária no posto de atendimento montado no Campus II, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). No local será feita a troca de curativos e bandagens, além de apoio na reposição alimentar, hidratação com doação de água, massagem nos pés e aferição de pressão arterial e glicemia.
O curso de Enfermagem, todos os anos no período do Círio, organiza junto aos discentes uma ação de voluntariado, por meio de atendimentos de assistência a saúde dos romeiros. Este ano, a ação contará com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Estado do Pará.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Margarete Bittencourt, irão participar seis voluntários. O foco é realizar um atendimento humanizado, além da manutenção dos curativos e cuidados como bem-estar do romeiro. “Nossa intenção é ajudar as pessoas a cumprirem suas promessas e eu e meus alunos estaremos lá nos voluntariando em prol desses romeiros, pensando sempre no melhor para o bem-estar deles naquele momento”, afirmou.
Para a discente do oitavo semestre do curso de Enfermagem da Uepa, Natália Cantuária, a ação de atendimento aos romeiros do Círio é uma proposta que possibilita a execução de diversas práticas aprendidas durante a graduação. “Todos os anos, essa ação de voluntariado que o curso de Enfermagem da Uepa promove é um bom momento para a gente, como profissionais em formação, testarmos nossos conhecimentos práticos, além de ganhar experiência para lidar com o público na rua”, comentou.
Texto: Marília Jardim e Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)