Detran apresenta balanço da Operação Boas Festas
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou o balanço da Operação Boas Festas. Durante seis dias, foram registrados 17 acidentes na Rodovia BR-316 e nos municípios que receberam a fiscalização das equipes do órgão de trânsito. Nenhum acidente resultou em morte, somente escoriações.
Os números revelam que houve diminuição significativa no registro de acidentes graves, feridos e prisão por alcoolemia com relação ao feriado de Finados. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e contou com o trabalho de 150 agentes de fiscalização de trânsito e 44 agentes de educação. A operação foi desencadeada entre os dias 27 de dezembro e 1° de Janeiro de 2019.
“Os agentes estiveram nas vias com o apoio dos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social para fazer cumprir a legislação de trânsito, e assim garantir a segurança do cidadão, para que ele pudesse aproveitar as festas e retornasse para casa com segurança”, destacou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.
As ações foram realizadas nos principais balneários do Pará e distritos da capital, como Salinópolis, Mosqueiro, Bragança, Marudá e Abaetetuba.
Imprudência - Dos acidentes, o mais grave ocorreu na BR-316, com o capotamento de um veículo. Ainda na BR-316, três ciclistas foram atropelados; os condutores trafegavam pelo acostamento.
Com relação ao crime de alcoolemia, a maior quantidade de pessoas presas durante a Operação Boas Festas foi no município de Salinópolis, nordeste paraense. Seis pessoa foram apresentadas na Delegacia de Polícia devido a capacidade psicomotora alterada em função do estado de embriaguez. Ainda em Salinópolis, 40 pessoas foram notificadas por conduzir sob efeito de álcool. Já na BR-316 foram feitos três registros de prisões pelo mesmo tipo de crime.