Emater contribui para agricultores familiares de Alenquer terem acesso a créditos rurais
Empresa de Assistência Técnica tem sido grande aliada dos trabalhadores no acesso a financiamentos para custeio e investimentos
Jadriw Souza é um pequeno produtor de gado de corte que recebe acompanhamento do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Alenquer.
No final de setembro, ele obteve aprovação de um projeto de financiamento no valor de 160 mil reais e vai investir no melhoramento do rebanho e da estrutura para a sua produção. O recurso liberado para Jadriw é parte do total de R$ 1.229.356,64, em projetos voltadas ao setor agropecuário familiar internalizados pelo escritório local da Emater em Alenquer este ano.
Mas a liberação, por meio do Banco do Estado do Pará é considerada um marco, pois foi o primeiro projeto de demanda local liberado junto à instituição, explica o extensionista da Emater Luiz Ikegami, responsável pela elaboração do projeto.
“Os recursos deverão ser aplicados em compra de matrizes, de reprodutor puro de origem e melhorias estruturais em cerca e pastagem. Mas este projeto é importante para o escritório local, porque é o primeiro da região e existe mais uma dezena de interessados, inclusive para outras áreas como a agricultura”, explica Ikegami.
O projeto do agricultor foi liberado pelo Pronamp, uma linha de crédito voltada para custeios e investimentos em atividades agropecuárias.
Atualmente o escritório local da Emater em Alenquer atende a 425 famílias de agricultores no município. As principais áreas de produção são bovinocultura, mandiocultura e citricultura.
*Texto de Etiene Andrade (Emater).