Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Solenidade militar marca semana de aniversário do 8° BPM, em Soure, no Marajó

O Batalhão Marajó é responsável pela segurança de cerca de 82 mil moradores dos municípios de Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Santa Cruz do Arari

Por Governo do Pará (SECOM)
05/10/2021 15h41

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira (5), a solenidade militar alusiva ao aniversário de 18 anos do 8° Batalhão (8° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), sediado em Soure, no Marajó. 

Durante a cerimônia, que ocorreu em um centro comunitário na área comercial da cidade, oficiais e praças da unidade, além de autoridades locais e comunitários, foram homenageados com diversas condecorações como a Láurea do Mérito Pessoal; medalhas de Bons Serviços, Tiradentes e Fontoura; certificados de Amigo do Batalhão, diplomas, entre outros reconhecimentos.

Acompanhado de esposa e um casal de filhos, o cabo Deivison Santos foi agraciado com a Láurea do Mérito Pessoal, certificados de Destaque Operacional e Ocorrência Padrão; e medalha de 10 anos, por bons serviços prestados à sociedade paraense. 

"Eu agradeço o reconhecimento dos meus comandantes, eu valorizo bastante cada conquista. Por isso fiz questão de trazer minha família, até porque, eu tenho dois filhos que já estão na pré-adolescência e precisam aprender sobre boas condutas e ter orgulho do pai e da mãe, pelo trabalho deles", concluiu o militar, que está há 11 anos na Polícia Militar do Pará.

BATALHÃO MARAJÓ

Criado, oficialmente, em 3 de outubro de 2003, por meio de um decreto estadual, o "Batalhão Marajó" é responsável pela segurança de cerca de 82 mil moradores dos municípios de Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Santa Cruz do Arari, situados no Marajó Oriental. 

Vale ressaltar, que o 8° BPM é o primeiro no mundo, a adotar o policiamento na modalidade montado em búfalo, animal típico da região, que é treinado para atuar em terrenos alagados da área rural, por onde viaturas têm dificuldade de acesso.

Atualmente, a unidade conta com o efetivo de 151 agentes para coibir crimes violentos e o abigeato (furto de gado), principalmente nos municípios de Santa Cruz e Cachoeira do Arari. O 8° BPM é um dos pólos de formação de novas praças da PM e em 2022, capacitará 45 alunos.

"Quero agradecer a cada policial militar que tem colaborado por tornar a circunscrição do 8° BPM tranquila e segura para a população. Isso é fruto de um esforço conjunto da tropa e da sensibilidade do nosso Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, que além de viabilizar um pólo de formação em Soure, nos presenteou com uma equipe multidisciplinar do PASPM para cuidar da saúde dos nossos policiais", frisou o comandante do 8° BPM, Tenente-coronel Leomar Costa Aviz.

Programação

Além da solenidade desta terça-feira, o Comando da PM autorizou a realização de uma semana de eventos esportivos, de forma a contribuir para o fortalecimento dos laços institucionais que unem os agentes, possibilitando, também, a integração entre a unidade e a comunidade marajoara.

Desta forma, a semana de aniversário do 8° BPM dispõe de uma programação bastante diversificada com missa e culto em ação de graças; torneios de futebol e de tiro (carabina de pressão); passeio ciclístico; luta marajoara e termina com uma corrida de rua, no próximo dia 17 de outubro. Mais de 100 pessoas já realizaram a inscrição para participar do evento.

*Texto do Sargento Josuelton Chagas (Ascom PM).