Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E ESPORTE

Seduc promove a 2ª fase dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs)

Ao todo, 13 modalidades esportivas fazem parte desta etapa das competições

Por Governo do Pará (SECOM)
03/10/2021 17h37

Na última quinta-feira (30), mais uma etapa dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) teve início nas cidades de Acará, Belém, Castanhal, Mocajuba, Moju e Salvaterra. Até a próxima terça-feira (5), serão definidos os representantes do Pará, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em cada uma das 13 modalidades que fazem parte desta fase das competições.

No município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, a cerimônia de abertura da categoria esportiva que a localidade está sediando, a luta marajoara, foi realizada neste sábado (1º), na Orla da Praia Grande e reuniu competidores de 12 escolas, sendo que cinco delas são situadas em áreas quilombolas e participam do evento pela primeira vez.

Confira a Programação JEPS 2021

Durante a solenidade, os grupos folclóricos Paracauary e Caruana fizeram uma apresentação que retratou com plasticidade a cultura local e encerrou o ato de abertura desta nova fase dos JEPs. Neste sábado e domingo, (02 e 03), respectivamente, 40 competidores entre meninos e meninas de 12 a 14 anos, competiram para definir os melhores na luta marajoara.

A coordenadora geral dos JEPs 2021, Ana Cláudia Neves, comentou sobre a inédita participação da luta marajoara no evento. “Falar sobre a importância desse esporte de identidade cultural nos JEPs, é reconhecer enquanto Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um desporto que vem dos quilombos, das fazendas situadas Ilha do Marajó e que são culturas mundialmente reconhecidas. Portanto, estar implantando a luta marajoara dentro do leque de modalidades dos JEPs, depois de 63 anos, só vem a confirmar o papel da Seduc, que é desenvolver o aspecto educacional através do esporte”, frisou a dirigente. 

JEPs 2021

Os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) são uma iniciativa desportiva que tem como objetivo propagar e desenvolver o esporte educacional difundido nas escolas, em diferentes redes de ensino e em todas as regiões do estado, além de servir como seletiva para que sejam definidos os representantes do paraenses, com idades entre 12 e 14 anos, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Vale lembrar que no ano passado, o evento não pode ser promovido devido à crise sanitária mundial ocasionada novo coronavírus. Neste sentido, em 2021, estão sendo celebradas duas edições (62ª e 62ª) da competição desportiva e ocorrem respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à doença.

As modalidades disputadas são: vôlei de quadra, karatê, taekwondo, badminton, ginástica rítmica, wrestling, tênis de mesa, xadrez, futsal, basquetebol, vôlei de praia, handebol e luta marajoara),

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)