Instituto Carlos Gomes forma técnicos em Música
O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou na quinta-feira (30), a cerimônia de formatura de 27 alunos concluintes do Curso Técnico em Música, com habilitação em canto lírico, instrumento e regência, das turmas de 2018/2019. Os alunos receberam os diplomas pela profª. Glória Caputo, superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG); prof. Joel Costa, diretor de ensino do IECG e prof. Álvaro Humberto Dias, coordenador do curso.
A formatura foi realizada na Sala Ettore Bosio, tradicional sala de concertos do Instituto. Na cerimônia, o professor de piano Sérgio Sena executou a abertura musical do evento que, devido as medidas de prevenção, contou apenas com os pais dos formandos.
Os alunos escolheram como paraninfo das turmas o prof. Álvaro Humberto Dias. As turmas foram nomeadas como Itacy Silva, em homenagem a professora da disciplina de teoria musical do curso. A escolhida como homenageada foi a musicista Eliane Fonseca, que ministra aulas de canto coral.
Como oradora das turmas, a formanda Mariluz Vidonho salientou em seu discurso foi gratificante para ela e os colegas completar o curso técnico, reforçando que toda a dedicação e persistência foi fundamental para a chegada até o momento do recebimento do diploma. O juramento do curso foi proferido pela aluna Ediana Maria Castro.
Na ocasião, os gestores falaram sobre a importância do ensino musical no Estado e os desafios que os formandos tiveram que enfrentar devido a pandemia global, salientando que os esforços foram bem empregados, pois os alunos estão bem preparados para o mercado de trabalho.
O prof. e coordenador do curso, Álvaro Humberto Dias, expressou que os alunos podem ter o IECG como sua casa, um local sempre aberto para receber suas contribuições, mantendo assim um vínculo eterno. "Vocês são como pássaros e o IECG como o seu ninho, queremos que vocês aprendam a voar alto e sigam seus caminhos, sabendo que podem sempre voltar e compartilhar o que aprenderam pelo mundo", discursou o coordenador.
Para a aluna Dayna do Rosário, que se formou com habilitação em instrumento (violino), a sensação é de dever cumprido. "Foi uma vitória alcançada, vencemos obstáculos no decorrer do curso, mas entendemos que com perseverança a gente chega onde quer. Tudo o que está acontecendo no mundo só fez aumentar em nós o desejo de conquistar a tão sonhada formatura, e ela aconteceu", disse Dayana, que agora pretende se posicionar no mercado de trabalho.
A solenidade encerrou com a superintendente da FCG, profª. Glória Caputo, agradecendo a dedicação dos professores e musicistas que atuam na secular instituição, que é referência no ensino público de música no Estado e figura como uma das mais importantes do país.
Texto: Mayave Ribeiro (Ascom/IECG)