Fundação Cultural do Pará lança projeto Circuito das Artes
O Circuito tem como objetivo promover o acesso aos bens culturais e de diálogo para a valorização do artista
O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, promove a primeira edição do Circuito das Artes - programa de ações integradas FCP de fomento, difusão, formação e experimentação artística que
atingirá as 12 regiões do estado. A estreia da agenda será em São Miguel do Guamá, no período de 05 a 08 de outubro.
O projeto integra todas as diretorias finalísticas da Fundação para levar múltiplas ações voltadas para a arte, a cultura e a economia criativa às cidades paraenses. Assim, o Circuito objetiva não só mapear e valorizar a diversidade dos municípios nos seus saberes e fazeres, mas também promover o acesso aos bens culturais e o diálogo como forma de valorizar o conhecimento de artistas, educadores e fazedores de cultura do estado. Além destes, o atendimento também alcançará adolescentes alunos de escolas públicas, artesãos e comunidades rurais que residam nas regiões de integração atendidas pelo programa.
Entre as ações previstas, estão oficinas de iniciação e formação em artes (nas linguagens cênica, visual, musical e verbal); ônibus-biblioteca; atividades de valorização das bibliotecas municipais e formação de leitores; formação para fazedores de cultura em produção e elaboração de projetos; incentivo a artistas locais; além de shows e espetáculos por onde o Circuito passar.
Para definir os serviços oferecidos em cada região, a Fundação realizou levantamentos técnicos a partir da realidade e necessidade local – planejando a realização junto às secretarias de cultura dos municípios e associações culturais, com foco no atendimento qualitativo a partir do diálogo e do mapeamento do público atendido. O evento irá ocorrer em três etapas: a primeira com mesas de debate sobre temas transversais ou gerais; a segunda com painéis para discussão de temas específicos, além da realização de dois encontros integrados ao Circuito – o Encontro Regional de bibliotecas e o
Encontro de Escritores Paraenses –; e a etapa de capacitação, com oficinas e workshops. As regiões do Capim e Guamá serão as primeiras contempladas com a agenda.
Após o ponto de partida em São Miguel do Guamá, a próxima parada do Circuito das Artes será nos municípios de Castanhal, São Caetano de Odivelas e Ourém, no período de 13 a 15 de outubro. As três cidades receberão simultaneamente uma programação de qualificação, envolvendo workshops e oficinas.
Histórico
Uma versão embrionária do Circuito das Artes foi lançada em 2013 pela Fundação Cultural do Pará. O objetivo do projeto era levar as ações da FCP à periferia de Belém e Região Metropolitana. Até 2015, tres edições foram realizadas, atendendo a 38 bairros – como Jurunas, Guamá e Terra Firme na capital, e também nas cidades de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel e Santa Bárbara do Pará.
Embora a experiência desse formato piloto tenha servido de referência para a retomada do projeto, o Circuito 2021 vai além – propondo uma alteração significativa em sua concepção. O foco do programa é avançar em direção aos municípios mais distantes e ampliar a área de abrangência das ações da FCP, invertendo o fluxo da atuação com foco nas territorialidades e identidades de cada região, em face da grande diversidade cultural e artística do estado.
Texto: Camila Botelho (Ascom/FCP)