Trabalho integrado é destaque no lançamento do 'Segurança Por Todo o Pará' em Itaituba
Também foi criado o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social na região e anunciados aumento da frota e novo concurso para a Polícia Civil
Gestores de vários órgãos da área de segurança foram a Itaituba lançar as diretrizes do trabalho integradoReunir, compartilhar ideais, construir coletivamente medidas que venham a consolidar ações e resultados exitosos na segurança pública, além de atuar efetivamente na integração, são os objetivos do Projeto Segurança Por Todo o Pará, que chegou nesta terça-feira (28) a 15ª Região Integrada de Segurança Pública “Tapajós”, sediada no município de Itaituba, na região Sudoeste.
Para promover e fomentar a integração, todos os gestores da área de segurança pública estadual participaram do lançamento do projeto, na 19ª Seccional Urbana de Polícia Civil, com representantes locais. O projeto foi idealizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).Militares que atuam na região participaram do evento
Durante o evento, os gestores destacaram a importância da iniciativa para alcançar melhores resultados ou manter os bons índices de redução da criminalidade já registrados. O diferencial do projeto é que a metodologia de ações a ser aplicada nas regiões é construída coletivamente, levando em consideração as especificidades locais.
A participação efetiva dos gestores da segurança pública em Itaituba é outro diferencial, ressaltou o secretário Ualame Machado, titular da Segup. "O nosso grande objetivo é estar presente em todo o Estado do Pará. Antes, os gestores dos interiores eram chamados até Belém para que mostrar o que estava ruim, com altos índices e pedido que o trabalho fosse melhorado para que a situação mudasse. Hoje, nós estamos visitando todas as Regiões Integradas de Segurança Pública, sendo essa a nona região a ser visitada. Queremos vir até o local, conhecer a ponta, trabalhar com quem trabalha na região, e que eles possam nos dar diretrizes do que pode ser feito para melhorar a segurança pública. Então, esse é mais um objetivo nosso, de estarmos presentes, mas também ouvindo quem trabalha realmente no local", reiterou Ualame Machado.
Cigesp e oficinas - Ainda no lançamento do projeto foi criado o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cigesp). O Comitê é responsável por reunir e compartilhar as demandas da região com os gestores titulares da Secretaria.
Ualame Machado, titular da SegupApós o lançamento do projeto e a criação do Comitê, oficinas são realizadas com os gestores locais a fim de construir o plano tático regional, que estabelece as medidas exitosas deflagradas na Região Metropolitana de Belém, e que podem ser adequadas à realidade de cada região. "A partir daí é possível discutir demandas operacionais, de logística, de melhorias de estrutura, que podem melhorar ainda mais a segurança pública", complementou Ualame Machado.
A eficiência do trabalho integrado de segurança pública já foi comprovada pelos gestores da área, frisou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior. "Todas as forças precisam estar integradas. O tráfico, por exemplo, se combate com a PM na rua, com a Polícia Civil fazendo investigação, com o Detran atuando e tirando de circulação motos roubadas que são usadas para a comercialização, com o Corpo de Bombeiros fiscalizando e interditando aqueles locais onde há informação que ocorre o tráfico, e o sistema penitenciário, que se não bem gerido, influencia no lado de fora. Então, estamos todos unidos com o mesmo objetivo. É isso que estamos fazendo desde o dia 1° dia de 2019", afirmou.
Investimentos - No encontro também foram anunciados investimentos para a região. Francisco Santos, coordenador das unidades do interior do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, informou sobre a futura entrega de 11 veículos com tração, para fortalecer as atividades dos centros regionais.Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil
Para a Polícia Civil, um novo efetivo começará a ser formado a partir do próximo ano. "A Polícia Civil terá novo concurso, com a oferta de aproximadamente 1.088 vagas, especialmente para o interior do Estado, sendo esse o maior concurso em nível superior. Será uma oxigenação no nosso efetivo", ressaltou o delegado-geral da PC, Walter Resende.
Também participaram do evento o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Estado, Marcelo Guedes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman Souza; o titular do Comando de Operações Penitenciárias, coronel Mauro Maués; o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, e representantes locais da área de segurança.