População elogia serviços da Estação Cidadania do Bosque Grão-Pará
Em busca do seu primeiro estágio, Amanda Carolina, 18, chegou cedo à Estação Cidadania no Shopping Bosque Grão-Pará. Tudo para tirar sua primeira carteira de trabalho. A estudante, que relutava em providenciar o documento, por medo da burocracia, se surpreendeu positivamente com o serviço. “Soube pela minha mãe. No dia seguinte, vim pra cá. Essa iniciativa do Governo em facilitar os serviços para a população foi muito boa. O atendimento aqui está sendo rápido e eficiente”, comemorou a estudante.
Ao lado de Amanda, Haroldo Azevedo, 48, comemora o início de 2017 em um novo emprego. Ao contrário da maioria das pessoas, que procura tirar documentos novos quando é assaltada ou os perde, o carpinteiro procurou a Estação Cidadania para tirar uma nova carteira de trabalho. “A minha, graças a Deus, já estava cheia. Tenho que tirar outra para registrar o meu novo emprego. Estou gostando muito da rapidez do serviço. O Governo do Estado está de parabéns”, sorria o carpinteiro.
Inaugurada no último dia 26 de dezembro, a Estação Cidadania do Shopping Bosque Grão-Pará é a quinta unidade a prestar esses tipos de serviços no Estado. As outras quatro estações prestam atendimentos no bairro do Jurunas e Guamá, em Belém, e nos municípios de Marabá e Santarém.
Rapidez - Criada em 2011, a Estação Cidadania tem como finalidade a prestação de serviços públicos à população, mediante a integração de diversos órgãos num mesmo local de atendimento, com agilidade e eficiência. O gerenciamento, implantação, instalação, funcionamento e coordenação do serviço são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração (Sead).
A exemplo do que acontece em Marabá, a Estação Cidadania do Bosque Grão-Pará foi fruto de uma parceria entre o Estado e a iniciativa privada, através do Grupo Jereissati. Nas unidades podem ser encontrados serviços de órgãos estaduais, federais e também de empresas privadas, totalizando 22 parceiros.
Na Estação Cidadania do Jurunas, a mais antiga instalada pelo Governo do Estado, são atendidas mais de 5 mil pessoas por mês. Os órgãos que funcionam na unidade são a Defensoria Pública, Cosanpa, Celpa, Procon e Polícia Civil.
Édson Azevedo, 61, comerciante, procurou a unidade do Jurunas pedir uma religação de fornecimento de água e elogiou o atendimento. “O que me impressionou foi a capacitação dos funcionários. Fui atendido rapidamente por um rapaz muito educado”.
A satisfação da população pode ser confirmada em duas pesquisas de opinião que são realizadas todos os anos. "A grande maioria das pessoas classificou nossos serviços como muito bom ou excelente. Com isso, estamos cumprindo a nossa meta, que é aproximar o Governo do Estado da população, de uma forma em que ela tenha redução de custos e tempo na realização de serviços básicos”, pondera Maria Bernadete Cruz, diretora de desenvolvimento organizacional e governança pública.
Serviço - Os serviços nas Estações da Cidadania que podem ser agendados através do site do governo são: emissão de carteira de identidade, biometria e todos os serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Os demais serviços são oferecidos presencialmente. O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira. Nas Estações Cidadania do Guamá e Jurunas e na de Santarém, o atendimento é das 8h às 14h. Nos shoppings, em Belém e Marabá, das 10h às 18h.
A nova unidade de Belém, no Bosque Grão-Pará, fica na avenida Centenário, no bairro de Val de Cans. Os telefones para atendimento ao público deverão ser instalados nos próximos dias. Até lá, o cidadão poderá entrar em contato com a Sead, pelo fone (91) 3194-1017.
Confira os órgãos parceiros e seus respectivos serviços oferecidos:
COHAB - Companhia de Habitação do Estado do Pará
- Inscrição no programa Cheque Moradia e Orientação sobre Programa de Regularização Fundiária
COSANPA - Companhia de Saneamento do Pará
- Emissão de segunda via de fatura;
- Verificação de falta de água;
- Pedido de religação de água;
- Revisão de consumo;
- Mudança de titularidade;
- Solicitação de nova ligação;
- Negociação de débito;
- Solicitação de retirada de vazamento;
- Devolução de valores pagos em duplicidade;
- Consulta de débito;
- Aferição e instalação de hidrômetro;
- Negociação de débito e mudança de usuário.
CBM - Corpo de Bombeiros Militar
- Cadastro de estabelecimentos;
- Solicitação de vistoria;
- Renovação de requerimentos;
- Análise de projetos.
Defensoria Pública do Estado
- Assistência jurídica cível integral aos legalmente necessitados.
DETRAN - Departamento de Trânsito do Estado do Pará
- Licenciamento e primeiro emplacamento;
- Emissão de taxas para: primeira habilitação; renovação de CNH; mudança ou inclusão de categoria; segunda via da CNH; emissão de CNH definitiva;
- Alteração de dados cadastrais;
- Permissão internacional para dirigir.
IASEP - Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará
- Adesão de segurados e dependentes;
- Exclusão de dependentes;
- Liberação de procedimentos de saúde;
- Informações sobre a rede credenciada.
IGEPREV - Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará
- Terminal de autoatendimento: emissão de contracheque inativos.
CREDCIDADÃO - Núcleo de Gerenciamento do Programa de Microcrédito
- Microcrédito a pequenos e micro empreendedores.
Polícia Civil
- Em,issão de carteira de identidade.
SEFA - Secretaria de Estado da Fazenda
- Consulta Visão Integral (CVIT);
- Emissão de Nota Fiscal Avulsa;
- Emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE).SEAD - Secretaria de Estado de Administração
- Perícia Médica para servidores públicos estaduais.
SECTI - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e
PRODEPA – Empresa de Processamento de Dados do Pará
- Acesso gratuito à internet e capacitação básica em informática.
PROCON e SEJUDH – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
- Serviços de proteção e orientação de defesa ao consumidor.