Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Eldorado do Carajás prepara estudantes para acesso ao "Forma Pará"

Cursinho irá garantir melhor formação para ingresso no curso de engenharia civil da Unifesspa

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
23/09/2021 09h49

Ter a oportunidade de fazer um curso superior numa universidade pública sem precisar sair do seu município era uma possibilidade inacreditável para o hoje engenheiro civil Hamilton Araújo. Ele usou o próprio exemplo para incentivar os estudantes de Eldorado do Carajás que se preparam para a prova de seleção do programa Forma Pará, desenvolvido pelo governo do estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

"Agarrem essa oportunidade com todas as forças. Se interessem, se dediquem. Não foi fácil para mim, ter que sair do meu município, da minha casa  do meu aconchego. Hoje temos a chance de formar os nossos jovens através da Unifesspa e desse projeto maravilhoso que é o Forma Pará", disse Hamilton.

O engenheiro falou aos cerca de 200 estudantes presentes na quadra do CRAS de Eldorado, no início da noite desta terça-feira (21),  quando foi realizada aula inaugural do cursinho oferecido pela prefeitura para preparar os moradores que almejam uma das 50 vagas do curso de engenharia civil que o Forma Pará oferta por meio da Universidade do sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa)

Histórico - Quem também usou a própria história para convencer os alunos a seguirem firmes nos estudos foi o titular da Sectet,  Carlos Maneschy. "Sou de família humilde do interior. Cheguei aonde cheguei porque a minha família teve a oportunidade de levar os filhos para Belém para que pudessem se formar", contou o secretário. Ele enfatizou que pela oportunidade de estudar chegou a ser reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior Universidade da Amazônia brasileira.

Maneschy ressaltou que por vários motivos uma grande parcela da população não tem a mesma oportunidade de sair de seu município para estudar. "Este momento é histórico porque se trata da oportunidade para que vocês possam, pela experiência do ensino superior, transformar suas vidas aqui em Eldorado mesmo", destacou o titular da Sectet. Ele ele frisou que a oportunidade só foi possível pelas visões de futuro do governador Helder Barbalho e da prefeita Iara Braga em investir na formação das pessoas.

A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do Forma Pará, ressaltou que o programa é inovador por reunir o governo do estado, os municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. "O programa já estava previsto na proposta de campanha do nosso governador e de forma lógica se utiliza da estrutura das universidades públicas para fazer os cursos rodarem pelo estado com o apoio das prefeituras, num esforço conjunto para levar o saber, o ensino superior para os municípios", disse a secretária adjunta da Sectet. 

A prefeita de Eldorado, Iara Braga, fez um breve relato sobre o caminho percorrido até a confirmação da oferta do curso de engenharia civil para o município. "Aproveitem essa oportunidade que é o resultado do esforço e da dedicação de um conjunto de pessoas. É o resultado de um sonho que a gente quer compartilhar com vocês. Sonhem com um Eldorado melhor, com profissionais preparados e capacitados para ocupar os espaços que são nossos", finalizou a prefeita.

O curso de engenharia civil/Unifesspa será ofertado na chamada 2020/1 do Forma Pará. Os editais das IES envolvidas estão previstos para serem divulgados no dia 15 de outubro no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo seletivo especial. A prova de seleção será realizada no município, com previsão para 14 de novembro.