Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo do Pará já entregou 59 UIPPs desde 2011

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/01/2017 00h00

Com o objetivo de prestar serviços integrados relacionados à segurança e serviços sociais à população, o Governo do Pará já inaugurou 59 Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) desde 2011. Só em 2016, 16 polos foram entregues. Além dessas UIPPs, uma nova unidade construída em Brejo Grande do Araguaia e outra em Trairão também estão com inaugurações previstas para o primeiro semestre de 2017.

Belém (no bairro do Tenoné), São João da Ponta, Maracanã, Vigia de Nazaré, Eldorado dos Carajás, Vitória do Xingu, Canaã dos Carajás, Santarenzinho, Quatipuru, Bagre, Conceição do Araguaia, Terra Santa, Rurópolis, Juruti, Prainha e Ponta de Pedras são as 16 cidades que receberam UIPPs no ano passado.

As unidades agrupam o Comando de Polícia Militar, monitoramento, mediação de conflitos, cartório, reconhecimento e custódia e espaços destinados à população - que contam com atividades que promovem a cultura de paz por meio do esporte e atividades lúdicas, com o intuito de diminuir os índices de violência.

Segurança - Além das UIPPs, 2016 foi marcado, também, pelas inaugurações da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), na capital, em outubro, e da sede da 6° Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Capanema, em abril.

Os recursos para execução das obras, conduzidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e usados na construção dos prédios, aquisição de equipamentos e mobiliário.

Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Fundação Pro Paz conduzem a administração dos espaços de maneira conjunta em Belém. No interior, a Segup fica a frente, com excessão de Santarém, onde o Pro Paz conduz.

Efetivo - “É bom lembrar ainda que em 2016, realizamos concursos públicos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, o que garantiu ao Estado o ingresso de mais três mil agentes de segurança no efetivo, aumentando a capilaridade e presença das forças de segurança e defesa em todo o Pará”, lembrou o governador Simão Jatene, ao se referir às inaugurações.

Outro ponto destacado pelo governador foi a promoção de mais de 7,6 mil agentes de segurança entre 2015 e 2016, sendo esta uma das medidas para incentivar e valorizar os servidores da área da segurança em um momento que exige contenção de gastos devido a crise financeira que afeta todos os estados do País.

“Mesmo diante de tantas notícias negativas e do cenário de crise econômica que se aprofunda, e ainda não deu sinais claros de melhora, seguimos garantindo a prestação de serviços, pagando em dia os servidores e mantendo bom índice de saúde fiscal, segundo instituições nacionais de pesquisa e crédito”, finalizou.

“As UIPPs são uma nova maneira de oferecer os serviços de segurança pública à população, pois atuam em diversos locais e de forma integrada. Essas ações conjuntas dão inicio a uma nova forma de atuação dos órgãos policiais, na sua concepção mais moderna, que é a polícia comunitária. Essas iniciativas resultam em queda nos índices de criminalidade”, destaca o general Jeannot Jansen, titular da Segup.

O delegado e diretor da Polícia do Interior, João Bosco Rodrigues, avalia a interiorização das UIPPs como fundamental. “O principal objetivo da UIPPs é prestar serviços de qualidade à população de maneira integrada. Já alcançamos 140 municípios em todo o Pará. Além da ampliação, trabalhamos, também, com a manutenção das unidades para que os serviços estejam sempre disponíveis”, disse.

Entregas por ano:

2011 – Belém (Terra Firme), Porto de Moz (Cariri) e Viseu.

2012 – Cumaru do Norte, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Santa Bárbara do Pará, Santarém (Alter do Chão) e São Sebastião da Boa Vista.

2013 – Ananindeua (Distrito Industrial), Bragança, Cachoeira do Arari, Dom Eliseu, Igarapé Açu, Marudá (Marapanim), Novo Repartimento, Piçarra, Placas, Santarém (Nova República) e São Miguel do Guamá.

2014 – Altamira (Castelo dos Sonhos), Belém (Guamá e Tapanã), Benevides (Murunim), Bonito, Cachoeira do Piriá, Cametá, Concórdia do Pará, Eldorado dos Carajás, Irituia, Moju, Ourém, Portel, Rio Maria, Santa Maria do Pará, Tome Açu (Quatro Bocas) e Vigia.

2015 – Ameirim, Ananindeua (Guajará-Icuí), Belém (Tenoné), Brasil Novo, Bujaru e Nova Esperança do Piriá.

2016 – Belém (Tenoné), São João da Ponta, Maracanã, Vigia de Nazaré, Eldorado dos Carajás, Vitória do Xingu, Canaã dos Carajás, Santarenzinho, Quatipuru, Bagre, Conceição do Araguaia, Terra Santa, Rurópolis, Juruti, Prainha e Ponta de Pedras.