TerPaz garante educação fiscal para estudantes do Icuí-Guajará, em Ananindeua
Alunos do 8° e 1° ano, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes, conheceram mais sobre a área fiscal
Raíssa do Rosário sonha em ser psicóloga e elogiou a iniciativa de proporcionar aos estudantes capacitação na área de educação fiscalA estudante do 1° ano, Raissa do Rosário, de 15 anos, sonha em ser psicóloga. Nesta terça-feira (21), ela foi uma das participantes e elogiou o projeto de Educação Fiscal, realizado por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz).
“Essa é uma coisa muito importante que o governo está nos proporcionando, uma oportunidade de saber mais sobre esse assunto e termos o privilégio de aprender e saber os nossos deveres e direitos, para poder nos tornarmos questionadores e tentar mudar e fazer o diferencial na sociedade”, disse a estudante.
Raissa quer levar o conhecimento adquirido para o seu dia a dia. “Eu não sabia porque nós tínhamos que pagar impostos, e aqui pude aprender que esse valor nos é devolvido através de reformas de escolas, compras de carteiras, mesas, e entre outras coisas”, concluiu.
A capacitação promovida na manhã desta terça-feira, envolveu alunos do 8° e 1° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Paulo do Nascimento Mendes, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Rui do Espírito Santo, vice-diretor da escola: "É importante que os alunos saibam que de forma os impostos voltam para a sociedade"“Com a pandemia os alunos ficaram muito tempo em casa e agora estamos nesse momento de transição de volta às aulas, então para eles, essas palestras e orientações são muito relevantes. Principalmente nessa área de Educação Fiscal. É importante que os alunos saibam de que forma os impostos voltam para a sociedade, e, assim, possa zelar mais pelas escolas e valorizar o patrimônio”, afirmou o vice-diretor da Escola, Rui do Espírito Santo.
A atividade é realizada em parceria pelas Secretarias Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de Estado da Fazenda (Sefa), que é responsável pela coordenação do evento, e a da Educação (Seduc), além da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e Receita Federal.
Disseminador de Educação Fiscal, Manoel Nunes diz que o programa inclui informações sobre impostos federais, estaduais e municipais“Hoje estamos trazendo esse projeto aqui para o bairro do Icuí-Guajará, durante a oficina os alunos aprendem um pouco sobre tributos estaduais, federais e municipais, também definimos as posturas do cidadão, com relação ao exercício pleno da sua cidadania e repassamos uma motivação para que eles atuem de forma efetiva dentro da sua comunidade, essa parceria com o TerPaz está sendo muito proveitosa, nós temos conseguido resultados bastante relevantes”, afirmou o disseminador de Educação Fiscal da Sefa, Manoel Nunes.
‘’Essa oficina foi muito produtiva porque serviu para orientar os jovens sobre educação fiscal, no intuito de alertar a juventude, para ficar mais engajada sobre os seus direitos e deveres’’, ressaltou a gestora do TerPaz no Icuí-Guajará, Delma Braga.
Thiago Souza, do 8º ano, disse ter aprendido sobre direitos, deveres e funções dos servidores públicos e agradeceu a oportunidadeThiago Souza, estudante do 8°ano, já é aluno da escola há 3 anos, ele contou que gostou muito de ter participado da oficina. “Essa é uma ação muito importante para nós jovens, hoje nós aprendemos sobre política, que é um tema muito complexo, eu aprendi sobre os nossos direitos e deveres e as funções de cada servidor do governo, eu agradeço por essa oportunidade de melhorar os meus conhecimentos’’, concluiu o estudante.
O programa de Educação Fiscal, já existe há mais de 20 anos, e foi implantado no programa TerPaz, no ano passado, mas devido ao agravamento da pandemia teve que ser suspenso e agora foi retomado, e já beneficiou alunos da Cabanagem, em Belém e agora do Icuí-Guajará, em Ananindeua.