Campanhas de final de semana vão beneficiar mais de 2.300 pacientes, com doação de sangue
Cerca de 709 doadores de sangue compareceram voluntariamente no Hemopa, em Belém, e também em ações dos hemocentros de Castanhal, Redenção e Altamira
Em Xinguara, a mobilização dos voluntários garantiu a coleta de 122 doações de sangue e 23 cadastros de medula ósseaFoto: Ascom / HemopaSábado também é dia de doar sangue. Foi dessa forma, no último dia 18 deste mês, na sede do Hemopa, em Belém, que já abre normalmente, aos sábados, para coleta de sangue, e também nos hemocentros regionais de Castanhal, Redenção e em Altamira, que realizaram inclusive campanhas externas. Um trabalho coletivo que rendeu cerca de 709 comparecimentos e 585 bolsas de sangue, que vão beneficiar aproximadamente 2.340 pacientes internados nas redes hospitalares pública e privada do Pará.
Em Belém, o movimento foi impulsionado pela parceria da Guarda de Nazaré, na sede do Hemopa, em Batista Campos; e na Unidade de Coleta Castanheira. Um total de 386 voluntários que asseguraram 302 coletas de sangue.Guarda de Nazaré, na sede do Hemopa, em Batista CamposFoto: Ascom / Hemopa
Já em Xinguara, houve a campanha externa do Hemopa Redenção, realizada em alusão ao Dia Mundial dos Doadores de Medula óssea, comemorada no dia 18, deste mês. A ação foi promovida em parceria com a Prefeitura Municipal e a campanha no Hospital Municipal de Xinguara, e contou com participação de 137 voluntários. A mobilização resultou na coleta de 122 doações de sangue e 23 cadastros de medula óssea.
Durante a ação estratégica, a farmacêutica do Hemocentro, Sílvia Cristina, ministrou palestras ao público e incentivou a inscrição de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Ela também esclareceu dúvidas sobre o tema. A ação contou com apoio de um grupo de estudantes do curso de Farmácia da Faculdade Integrada de Carajás (FIC), servidores da prefeitura municipal, Grupo Seven Bicks, Polícia Militar, Igrejas evangélicas e católicas; grupo Homens e Mulheres do Bem, de Rio Maria; Academia de Box Elton Barbosa.
Estiveram presentes na campanha o prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria; o secretário municipal de Saúde, Yparagassu Goiano Remígio; a biomédica responsável técnica da Agência Transfusional (AT) do hospital municipal de Xinguara, Solange Silva Vilela.
Em Igarapé-Açu, voluntário orgulhoso de seu gesto solidário, incentivado por campanha do Hemocentro Regional de CastanhalFoto: Ascom / HemopaO Hemocentro Regional Castanhal promoveu uma campanha externa de coleta de sangue em Igarapé Açu, no Centro de Ensino Êxito. O trabalho resultou em 152 comparecimentos e 137 bolsas de sangue.
No Hemonúcleo de Altamira a abertura no sábado rendeu mais 24 bolsas de sangue ao estoque da instituição que contou com a partcipação de 34 voluntários.Grupo de Voluntários no Hemonúcleo de Altamira, que abriu no sábado (18), e ao todo coletou 24 bolsas de sangue ao estoque Foto: Ascom / Hemopa
Gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradece aos voluntários do final de semana. “Obrigada pelo apoio de cada um que tirou um tempinho para salvar vidas, doando sangue. Isso é amor ao próximo. Somente assim podemos manter a regularidade do estoque de sangue no Pará”.