Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMA PARÁ

Governo garante melhoria na educação superior e técnica de Curuçá

Alunos do curso de enfermagem titular da Sectet e autoridades locais participaram da entrega de prédio reformado da Eetepa

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
17/09/2021 09h28

Alunos do programa “Forma Pará” em Curuçá, nordeste do estado, Diogo Corecha e Narrari Costa externaram gratidão pela oportunidade de fazer um curso superior em seu município ao discursarem nesta quinta-feira (16) durante encontro com autoridades estaduais e municipais realizado na Escola estadual de Ensino Técnico (Eetepa) Maria de Nazaré Guimarães.

Os alunos do curso de Enfermagem, ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Programa Forma Pará, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência. Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), participaram de um encontro que teve como palestrante o titular da secretaria, Carlos Maneschy, que esteve no município para entregar as obras de reforma da Eetepa.

“Antes não tínhamos essa realidade em Curuçá. Agora temos a oportunidade de ser graduados no município. A vocês todos, nosso muito obrigado”, declarou o estudante Diogo Corecha. 

A universitária Narrari Costa também agradeceu às autoridades e, principalmente, à equipe da Uepa. “Grata à Uepa. Nós somos formados por doutores. Não é porque é Curuçá que nós não temos o melhor amparo. Não é porque estamos distantes de Belém que nós somos esquecidos. Então, muito obrigada a todos”, disse a estudante.

Importância

"Vocês estão construindo um futuro que de fato transforma a vida de muita gente. A área de saúde é a área mais importante da natureza humana porque simplesmente trata daquilo que é o bem mais precioso de cada um de nós, a vida. Desejo todo sucesso e que vocês possam verdadeiramente transformar o que foi um sonho em uma realidade que seja muito virtuosa e promissora para cada um de vocês”, disse o secretário.

Maneschy lembrou ainda a articulação de ações do Governo do Estado e da Prefeitura de Curuçá para que os cursos do Forma Pará chegassem ao município. “A atitude visionária do governador Helder Barbalho em investir na formação da nossa gente e o trabalho do prefeito Tarrafa em garantir a oferta dos cursos aqui nos permitiram viver esse momento”, estacou o secretário.

O prefeito Tarrafa agradeceu o empenho e a dedicação de todos os profissionais da educação que fazem possível a realização dos cursos do Forma Pará em Curuçá e destacou as autoridades estaduais e municipais presentes. “Agradeço ao governador Helder Barbalho por colocar o professor Maneschy em uma pasta tão importante neste estado. Eu não tenho sombra de dúvidas da sua competência para fazer jovens e adolescentes terem a oportunidade de realizarem seus sonhos por meio da educação”, frisou Tarrafa.

Diálogo 

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, frisou sua formação em Enfermagem e a importância dos profissionais da área nesse momento de pandemia. Ela destacou também que a gestão da universidade prioriza o diálogo. “É nessa linha que vamos trabalhar com a prefeitura de Curuçá. Contem conosco e com todos os incentivos que a nossa universidade tem”, destacou. A vice-reitora incentivou ainda que os alunos não desistam, mesmo diante das dificuldades.

Além de Enfermagem/Uepa, o Forma Pará realiza em Curuçá  o curso de Serviço Social, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).