Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Com pavimentação de vias, Estado retira comunidade Nínive, no Acará, da lama e poeira

Obra integra o Programa Asfalto Por Todo o Pará, que já beneficiou a população do Acará com 4,3 km de pavimentação

Por Matheus Rocha (SEAC)
14/09/2021 20h41

Governador Helder Barbalho entregou mais vias asfaltadas, ampliando os benefícios do programa estadual ao povo acaraenseO Governo do Pará entregou nesta terça-feira (14) a nova pavimentação asfáltica de vias urbanas da comunidade Nínive, localizada no município de Acará, na região Nordeste. O local foi contemplado com 1,35 km de asfalto, garantindo mais infraestrutura e qualidade de vida a dezenas de famílias.

Alcione Correia, moradora da comunidade, há dois anos decidiu abrir uma pequena loja para a venda de roupas. Mas acabou arcando com os prejuízos e transtornos devido à antiga falta de infraestrutura no local. "Antes era muita poeira e lama. Eu tinha que molhar a rodovia porque levantava muita poeira quando os carros passavam. Cheguei a ter que colocar peças em promoção porque as roupas ficavam sujas e amareladas. Hoje, graças a Deus, a via foi asfaltada. Melhorou a movimentação no comércio. Ficou melhor. Antes era muito sofrimento, mas hoje tá uma maravilha", garantiu a moradora.

O comerciante cearense Cícero Pereira, há seis meses se mudou para a comunidade Nínive. Ao chegar, ele se deparou com um cenário de total abandono. Realidade que mudou totalmente depois do trabalho realizado pelo governo do Estado. "Eu agradeço muito ao governador. Aqui melhorou bastante. Antes o povo adoecia muito, mas graças a Deus saímos da lama e da poeira. É uma bênção. Nosso comércio também melhorou bastante", afirmou o comerciante.

A nova pavimentação garantiu infraestrutura e mobilidade urbana. Dandara Queiroz trabalha com a venda de alimentos, e viu a movimentação na lanchonete melhorar bastante depois das obras. "Facilitou para os carros passarem. Agora, os carros passam, param e as pessoas lancham. Ficou muito bom", acrescentou.Helder Barbalho ressaltou a importância das vias pavimentadas para a qualidade de vida dos moradores

As obras de asfaltamento foram realizadas pelo Programa Asfalto Por Todo o Pará, executado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). No âmbito do Programa, o Acará já foi beneficiado com 4,3 km de pavimentação. Além do Acará, mais de 90 municípios já foram atendidos com as obras de pavimentação asfáltica.

Infraestrutura - Durante a entrega das ruas pavimentadas, o governador Helder Barbalho destacou a importância de garantir obras e serviços que melhoram as condições de infraestrutura urbana.

“Esta região merece a atenção do governo do Estado. A cidade do Acará, pela sua extensão territorial, deve ter um olhar pela área urbana, mas também chegar com serviços na área rural. Hoje, estamos aqui no baixo Acará entregando a pavimentação desta comunidade, reafirmando o compromisso do Governo junto à Prefeitura de melhorar a infraestrutura da cidade e continuar com obras de pavimentação, para integrar as regiões e garantir o desenvolvimento local”, disse Helder Barbalho.

Para o prefeito de Acará, Pedro Moraes (Pedrinho da Balsa), durante muito tempo o município viveu à margem do desenvolvimento. “Estas obras de pavimentação aguçaram o sentimento de esperança do povo acaraense. Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa, por enxergar que o Acará é muito maior do que podemos imaginar”, enfatizou o gestor municipal.

Ainda durante o ato administrativo, o governador Helder Barbalho destacou a sequência do Programa Asfalto Por Todo o Pará nos próximos meses. “Seguimos trabalhando para que, se Deus quiser, ainda neste verão possamos retornar com uma nova rodada do ‘Asfalto Por Todo o Pará’, para chegar às vilas e às cidades, para tirar o povo da lama e da poeira, para que a população possa viver melhor”, reiterou o governador.

Também participaram da entrega das obras vereadores de Acará; lideranças políticas da região; os deputados federais Beto Faro (PT) e Elcione Barbalho (MDB), e a deputada estadual Dilvanda Faro (PT).