Estado entrega mais de 300 títulos de terra em Bragança
Moradores de 54 comunidades da Pérola do Caeté conseguiram regularizar o local onde moram no dia que a cidade celebra 412 anos

Moradores de Bragança, no nordeste paraense, receberam títulos de terra durante a entrega da Usina da Paz, realizada nesta terça-feira (8), no município. No total, 305 títulos foram entregues para famílias de 57 comunidades. A programação do Governo do Pará celebrou os 412 anos da Pérola do Caeté.
O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou as ações do Estado na cidade. "Bragança completa 412 anos e é uma imensa alegria estar aqui neste momento tão importante. Com a entrega da Usina da Paz, que oferece serviços que buscam acolher, cuidar e proteger quem mais precisa. A obra é fruto da parceria do Governo do Estado com a prefeitura. Todo mundo lado a lado com a única missão de cuidar do Pará, trabalhar pelo. Hoje tem investimento e tem obra na cidade fruto dessa parceria", afirmou o governador.

A regularização fundiária em Bragança foi executada por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) visando garantir a segurança jurídica para os moradores sobre as suas propriedades. Segundo o Iterpa, em um comparativo, uma programação de campo que demorava em torno de oito anos para entregar títulos de terra ao produtor familiar, passou a se concretizar em 40 dias, em média. Desde o início da atual gestão do Governo do Estado, 40 mil pessoas foram contempladas com as entregas de títulos definitivos de terra no Pará.
A agricultora Suely Francisca da Silva Costa disse que a regularização do local onde mora veio para trazer tranquilidade para a família. "Fiquei feliz em ter o título de terra. É o papel da terra da gente. Agora, tenho o documento que comprova que a terra é minha e vou dormir tranquila", comentou.

Para a engenheira civil Silva Cristina Gonçalves, ter acesso ao documento que regulariza a situação do imóvel é a realização de um sonho. "Quando falaram que eu iria receber, fiquei muito feliz, porque é um lugar especial e agora eu tenho certeza que terei meu cantinho. E estou muito agradecida porque sabemos como é difícil conseguir o título definitivo de uma terra e agora é um sonho realizado", afirmou.