PM realiza VII Curso de Tropa Montada e comemora aquisição de 70 equinos
A iniciativa quer especializar policiais militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), também conhecido como 'Cavalaria', entre outros objetivos
PMs no evento de abertura do VII Curso de Tropa Montada, para cabos e soldados, presidida pelo comandante-geral, Cel. Dilson JúniorA Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Degec) e Comando de Missões Especiais (CME), deu início ao VII Curso de Tropa Montada, voltado a cabos e soldados. A cerimônia de abertura ocorreu, na tarde desta segunda-feira (13), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, presidida pelo comandante-geral, coronel Dilson Júnior.
O curso tem como finalidade especializar policiais militares do efetivo do Regimento de Polícia Montada (RPMont), também conhecido como 'Cavalaria', e demais unidades da Corporação na área do policiamento montado, bem como de recrutar, de forma qualificada, novas praças que pretendam atuar na unidade, vinculada ao Comando de Missões Especiais.
Vinte e um policiais militares, sendo 17 homens e quatro mulheres, foram selecionados para participarem da capacitação deste ano, que vai ser realizada num período de 60 dias e contará com uma carga horária total de 550 horas/aula.
Mais de 20 disciplinas serão intensamente trabalhadas pelos alunos ao longo do curso. Dentre as quais: Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Treinamento Físico Militar, Equitação Policial Militar, Policiamento Montado, Noções de Choque Montado, Tiro Montado, entre outras.
Uma das quatro alunas femininas, a cabo Andréia Oliveira, falou sobre as expectativas em participar de um curso tão exigente. "Eu me sinto super motivada, com a expectativa de aprimorar meu trabalho, ampliar minhas habilidades no policiamento montado e melhorar o trato com o animal", falou a militar que atua há 12 anos na Corporação e está há pouco mais de um ano na unidade.
"A tropa do RPMont é uma das mais versáteis da Polícia Militar. Além de realizarmos desfiles de representatividade e operações de choque montado, atuamos em praças desportivas, escolta de presos, revistas de casas penais, escolta de autoridades. Dessa forma, nós estamos dispostos a oferecer aos vinte militares paraenses e à policial do estado do Amazonas, um curso cavalariano de excelência", frisou o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner.
"O Comando da PM sempre busca incentivar a qualificação dos seus agentes, pois o conhecimento é algo que não pode ficar restrito a um pequeno grupo, apenas. Os alunos desta edição vão compartilhar informações e levar conhecimento para as próximas turmas e assim por diante", ressaltou o Coronel Dilson Júnior.
Marcha administrativa
Ainda na noite desta segunda-feira, os alunos participaram da Marcha Administrativa com cavalos. O treinamento consiste em simular ocorrências em que o cavaleiro precisa ter o domínio do animal e deve ter a habilidade de conduzi-lo, a mão, por longos percursos.
Os participantes saíram do Parque Estadual do Utinga (PEUT) e tiveram que caminhar por cerca de 16 quilômetros, até chegarem à sede do RPMont, no bairro do Mangueirão.
Aquisição de 70 equinos
O oficial ainda comemorou a aquisição de 70 equinos para reforçar as ações ostensivas na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado, com ênfase nos municípios de Castanhal, Marabá e Santarém, onde estão situadas as demais sedes do RPMont.
"Depois de nove anos de espera, a PMPA comemora a aquisição de 70 equinos, a última compra foi em 2012. E essa conquista foi graças à boa vontade do nosso governador Hélder Barbalho, que sempre é muito solícito com as demandas da nossa corporação", concluiu.
Ainda neste ano, o Departamento de Apoio Logístico da PM (DAL) deverá apresentar um projeto para a construção da nova sede administrativa do RPMont, localizada no bairro do Mangueirão.
*Texto do CBPM Josuelton Chagas.