Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Equipe da Santa Casa recebe capacitação do 'Albert Einstein' para transplante de fígado

A instituição paraense se prepara para implantar o Serviço de Transplante Hepático até o final deste ano

Por Governo do Pará (SECOM)
13/09/2021 18h26

A equipe técnica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará recebeu na última sexta-feira (10) uma comitiva do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP), para reforçar as atividades de implantação do serviço de transplante de fígado na instituição, referência estadual em doenças do fígado.

De acordo com o cirurgião Rafael José Romero Garcia, que coordena o Serviço de Transplante Hepático desde 2019, a visita desses profissionais reforça uma parceria fundamental para concretizar o serviço de transplante de fígado até o final deste ano. Após o treinamento ministrado pela equipe multidisciplinar à equipe da Santa Casa no último mês de julho, na capital paulista, a Fundação Santa Casa passa por acompanhamento da tutoria e por avaliação da assistência multiprofissional.As equipes multiprofissionais das duas instituições de saúde, de São Paulo e do Pará

“O trabalho desenvolvido pela equipe de farmacêuticos, médicos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos que acompanham o Centro Estadual em Doenças do Fígado, foi muito elogiado, garantindo o aval para seguir com o projeto. Em breve, a Santa Casa estará 100% apta a fazer o transplante de fígado", ressaltou o cirurgião.

Feedback - A equipe multidisciplinar da Fundação Santa Casa vem sendo treinada no Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Maria Belém, diretora de Apoio Técnico e Operacional da Santa Casa, disse que essa visita é importante para consolidar a implantação do serviço de transplante hepático no Hospital. “Nós já estivemos lá em treinamento, e agora eles vieram aqui conhecer a nossa estrutura. É muito importante essa visita, com vistas ao processo de feedback”, informou a diretora.

A enfermeira Juliana Guareschi, representante do Hospital Albert Einstein, destacou que o sistema de gestão de dados da instituição, a parceria existente entre o setor de qualidade e a educação continuada, além da equipe treinada, são os maiores destaques e o diferencial para o sucesso do transplante na Santa Casa. “Parabenizo, em nome de todos, a união, a motivação da equipe de Enfermagem e Multiprofissional da Santa Casa. O projeto de capacitação em Transplantes via Tutoria contribui para levar uma gotinha de Einstein para cada canto do nosso País, tendo a região Norte um ganho imenso com o centro de referência para transplante hepático”, ressaltou a profissional.O treinamento oferecido pela equipe do Hospital Albert Einstein aos profissionais da Santa Casa

Referência - O Centro Estadual em Doenças do Fígado da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é referência para a assistência e o ensino no Pará e na região Norte. O Centro realiza, em média, 6 mil consultas por ano, 200 internações e 80 cirurgias de grande porte, atendendo pacientes adultos e pediátricos com doenças hepáticas, como cirrose e hepatite viral, além de acompanhar 60 pacientes transplantados e ser, atualmente, o único serviço a realizar exames especializados pelo SUS no Pará, como elastografia hepática ( exame semelhante à ultrassonografia, que avalia a saúde do fígado) e tromboelastometria (que avalia a coagulação do paciente).

A Santa Casa é referência estadual em tratamento de doenças do fígado desde 2012, com certificação pelo governo federal. Em 2019, o Ambulatório do Fígado da Santa Casa foi indicado pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Transplante de Fígado do Estado. Desde então, se prepara para iniciar os procedimentos.

A Santa Casa também se destaca na promoção de medidas de prevenção de doenças hepáticas, atualização vacinal e hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos, alimentação equilibrada e consumo moderado de álcool. As medidas incluem ainda a utilização correta de preservativos, higienização e cozimento correto dos alimentos.

Texto: Rafaela Soeiro - Ascom/Santa Casa