Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Fundação ParáPaz desenvolve dinâmicas para conscientizar sobre Setembro Amarelo

No mês dedicado à prevenção do suicídio, Fundação realiza campanha 'Conhecer, agir e prevenir', com ações lúdicas e de sensibilização em favor da saúde mental

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
11/09/2021 22h43

Com a campanha “Conhecer, agir e prevenir”, a Fundação ParáPaz promoveu uma tarde de entretenimento, lazer e conscientização em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, neste sábado (11) no Portal da Amazônia, em Belém, com a participação de crianças, jovens e adultos. 

A equipe, formada por pedagogos, assistentes sociais e psicólogas, montou um espaço atrativo especialmente para o público infantil. O ambiente lúdico cativou e prendeu a atenção de crianças de dois a doze anos de idade. Houve contação de histórias e brincadeiras desenvolvidas falando sobre a campanha Setembro Amarelo.  

“Abordei a música das emoções de uma forma lúdica para passar às crianças sobre a importância do setembro amarelo. Iniciei falando o motivo de eu estar com acessórios amarelos que é pra eles entenderam que estamos no mês de prevenção, que temos que ter cuidado com o nosso amiguinho, com o brincar. Fiz uma dinâmica com os sentimentos mais comuns entre as crianças: medo, alegria, tristeza e raiva e elas adoraram”, avaliou a pedagoga, Diane Dias. 

Durante a programação, parte da equipe abordava os pais e os convidava para uma conversa individual com a psicóloga ou assistente social. A dona de casa, Luci Fonseca, 52 anos, estava acompanhada do esposo e de dois dos três filhos, e aprovou a iniciativa. 

“É importante falar sobre isso porque as pessoas ainda estão muito sensíveis por conta da pandemia. Eu perdi meus pais, ainda sinto a partida deles, eu entendo, mas até hoje eu choro. Meus filhos ainda estão na aula on-line, e eu noto que eles precisam interagir com outras crianças e hoje fez muito bem pra eles estarem aqui”, disse Luci. 

O projeto “Espaços Abertos” desenvolveu atividades de interação social entre os participantes, com jogos de xadrez, dama, tênis de mesa e frescobol.

A campanha de orientação humanizada terá continuidade nos dias 13, 14 e 15, para garantir atendimento gratuito especializado com psicólogas e assistentes sociais em três polos ParáPaz bairros: Cabanagem, Distrito Industrial e Iesp Marituba. E também na sexta-feira, 17, na Ilha de Cotijuba.