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Profissionais do Hospital Abelardo Santos são homenageados pelos usuários em murais

Em dois meses, o espaço criado para saudar quem atua na unidade tem 600 depoimentos com elogios emocioantes e motivadores à equipe

Por Governo do Pará (SECOM)
10/09/2021 13h02

A camareira Silvana Souza, de 51 anos, se emocionou com o que leu no mural sobre o trabalho dela: "É uma sensação maravilhosa". A camareira Silvana Souza, de 51 anos, trabalha há dois anos no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, em Belém, e ficou visivelmente emocionada quando se deparou com o mural do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), no 5° andar da unidade. O espaço foi criado para homenagear os profissionais que atuam na unidade, e tem relatos sobre Silvana no seu trabalho diário.

“É uma sensação maravilhosa, fico muito feliz por estar sendo reconhecida pelo meu trabalho. Eu sempre brinco com as crianças e converso com os acompanhantes, isso faz com que eles se sintam mais acolhidos e seguros”, afirmou Silvana, após ler o mural.

Há dois meses, as homenagens de pacientes e acompanhantes a colaboradores do Abelardo Santos tem deixado os profissionais entusiasmados e com vontade de se superar a cada dia no atendimento. “Ouvir alguém falando do seu empenho no dia a dia, nos motiva no sentido de saber que o que fazemos tem ajudado outras pessoas em um momento difícil que é a hospitalização”, concluiu Silvana Souza.

O mural é uma extensão do trabalho feito na aplicação da Pesquisas de Satisfação do Usuário, que têm ganho mais destaque por reconhecer publicamente o trabalho dos colaboradores do Hospital. “A pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais o trabalho dos profissionais que atuam na rede de Saúde. Todos os dias, eles estão se doando para salvar vidas e cuidar de uma pessoa amada por alguém. E muitas vezes, um elogio, uma palavra de incentivo, transforma o dia de um colaborador ao se sentir mais valorizado”, observou Marcos Silveira, diretor Executivo do Abelardo Santos.

Reconhecimento - Não é de hoje que esses profissionais recebem esse tipo de valorização dos usuários na unidade. No entanto, esse reconhecimento era feito apenas através de e-mail. Pensando em dar mais visibilidade aos agradecimentos, o Regional Abelardo Santos passou a adotar os murais.

Em dois meses de implantação do mural, foram registrados 576 elogios, sendo 211 em junho, e 365 em julho. “Eles ficam animados com o reconhecimento e a nossa tendência é melhorar essa valorização a cada dia. Com a chegada de mais um mural e a partir de setembro vamos fazer a entrega dos elogios por meio de cartinhas,” adiantou a supervisora do SAU, Mabelle Borges.

O setor responde também por demandas de solicitações, reclamações e sugestões, por meio de pesquisas de satisfação, que buscam o aprimoramento de seus serviços e a melhoria na instituição. “SAU é um canal de comunicação e relacionamento com o usuário, e busca soluções para os atos de atendimento, a fim de superar a expectativa do usuário, com a mensuração do nível de satisfação, por meio da opinião de quem utiliza dos serviços do Abelardo Santos, estes que vem, desde março, sendo totalmente reformulados”, finalizou Marcos Silveira.

Estrutura

Atualmente, o Serviço de Atendimento ao Usuário fica localizado no corredor de urgência entre os blocos C e B, e conta com 26 caixinhas distribuídas por todo o hospital. A equipe é composta por seis colaboradores, sendo uma supervisora, duas auxiliares administrativo, três auxiliares que atuam como ‘Posso Ajudar?’, além do apoio de quatro camareiras na aplicação das pesquisas. Só nos últimos dois meses, 3.518 pesquisas foram aplicadas.

Para o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, o Serviço de Atendimento ao Usuário é imprescindível dentro de uma unidade pública. “O canal deve ser instalado para ouvir a opinião dos pacientes e familiares. Além de solicitações, reclamações, sugestões, esse serviço possibilita que os elogios cheguem aos colaboradores e isso, tem reservado uma grata surpresa aos profissionais de saúde, que lidam com vidas. A marca de quase 600 elogios em dois meses, é um reflexo do trabalho de excelência que a unidade está desempenhando”, observou o titular da pasta.

Confira alguns depoimentos que evidenciam a satisfação e elogiam os profissionais:

“Quero agradecer o carinho, a dedicação, a educação. As técnicas em enfermagem, as médicas Brenda e Camille.” Usuária: Amália de Alencar Cunha – A.A.C (9º andar)

“Gratidão a nutricionista Lorena Reis, é a melhor profissional, atendeu todas as expectativas do meu filho.” Usuária: Michelle Rocha Gonçalves – M.R.G (8º andar)

“Agradeço aos profissionais pelo excelente atendimento prestado. Muito obrigado, agradeço ao controlador de acesso Glauber, muito educado. Parabéns para ele, excelente atendimento com minha família. Obrigado.” Usuário: Vicente Firmino Gonçalo Vieira – V.F.G.V (8º andar)

“Agradecer em especial os enfermeiros Rafael e Katrícia pelo ótimo atendimento e cuidados.” Usuários: Thales da Silva Soeiro – T.S.S (7º andar).

“Técnica Silvia, excelente profissional, fico grata por encontrar pessoas maravilhosas.” Usuários: Taíssa Trindade Vasconcelos – T.T.V (6º andar).

“Excelentes profissionais, me ajudaram muito o tempo que estive aqui, como: Maria do serviço de distribuição de alimentos, Silvia, Elisabete, Carol, Thais, Leidiane e D. Darci.” Usuários: Jhones Campos – J.C (6º andar).

“A equipe de enfermagem me tratou super bem e com muito cuidado, atenciosos com o meu filho, pois me deram muita segurança em cuidar do meu bebê. As técnicas Adriene, Katiane e o Ronaldo são excelentes pessoas, educados e bem prestativos ao trabalho. Estou grata a todos dessa equipe maravilhosa. A moça Rosangela da limpeza, meu elogio vai a ela também, irei levar no coração o carinho de todos, principalmente da camareira Silvana. Agradeço a todos da equipe do 5º andar.” Usuária: Thalita P. Araújo – T.P.A (5º andar).

“Desde que eu comecei a procurar ajuda no hospital, fui bem recebida, só tenho que agradecer ao meu Deus e a todos que nos ajudaram, como a enfermeira Keiza que foi um anjo que Deus colocou em nossas vidas e a Núbia Cristina que é uma enfermeira nota mil.” Usuária: Leonora Costa da Silva – L.C.S (5º andar).

“O atendimento da psicóloga Aline é maravilhoso, acolhedor, educado, humano e competente. Com certeza uma das melhores profissionais. Parabéns Dra. Aline que Deus a abençoe."

*Texto de Roberta Paraense (HRAS).