Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Bravíssimo! promove concerto em homenagem aos 401 anos de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/01/2017 00h00

Em alusão ao aniversário de 401 anos de Belém, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Sistema Integrado de Museus e Memoriais  (SIM) e do Museu do Estado do Pará (MEP), com o Projeto “Bravíssimo”, promoveu na noite desta quinta-feira (12), na Sala das Artes do MEP, o concerto “Belém 401: um canto poético”. O evento contou com as participações da contralto Gabriela Florenzano, da pianista Leandra Vital e do saxofonista Marcos Puff.

Quem foi ao concerto pôde prestigiar releituras de músicas de Wolfgang Amadeu Mozart; Giovanni Pergolesi; Tó Teixeira; Waldemar Henrique; Altino Pimenta, além de outras composições. “O repertório foi muito bem montado. Tivemos música sacra, composições paraenses e um pouco de Jazz. Quem veio ao concerto pôde desfrutar de um belo espetáculo”, declarou a pianista Leandra Vital.

O saxofonista paraense Marcos Puff frisou a homenagem feita aos 401 de Belém. “Nós mostramos composições de autores paraenses como forma de homenagear o aniversário da nossa capital, que ao longo da história ganhou destaque no meio da música clássica internacional”, destacou.

A contralto paraense Gabriela Florenzano, que construiu carreira internacional, e há oito anos mora em São Paulo, compartilha da mesma satisfação. “Cantar no dia do aniversário da minha cidade é uma honra. É muito bom criar um repertório para homenagear uma cidade tão rica de cultura”, disse.

A artista ainda elogiou a estrutura do Museu do Estado do Pará. “O MEP oferece uma ótima estrutura para a prática e difusão da música clássica. É um lugar valioso. Mescla a arquitetura e a arte plástica, com a música”, frisou.

Uma das pessoas que prestigiou o concerto foi o analista de sistemas José Junior, que levou a namorada ao evento. Para ele a iniciativa serve para difundir a música clássica para a população. “O espetáculo é um alimento para a cultura. Serve para divulgar a arte clássica para as pessoas. Isso é muito bom. Sinto-me privilegiado em participar”, relatou.

“É com muita alegria que a gente participa do evento, que é de suma importância para todos nós. É uma iniciativa benéfica para o público”, disse a pedagoga Giza Silva.