Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

Secretaria de Educação mantém matrículas para alunos novos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/01/2017 00h00

De acordo com o planejamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o ingresso de alunos novos na rede pública estadual de ensino, a partir de agora, fica mantida a oferta de matrícula para esses estudantes nas escolas estaduais em Belém e em outros municípios do Estado. Ontem (12) e hoje (13), foi providenciada, nas escolas, a matrícula de alunos que não haviam feito a pré-matrícula no prazo inicial estabelecido pela Seduc - de 14 de novembro de 2016 a 1º de janeiro de 2017.

Na pré-matrícula, os alunos novos puderam escolher a escola em que gostariam de ingressar no ano letivo de 2017. Nos dias 12 e 13, a matrícula de alunos novos passou a depender da oferta de vagas disponíveis por cada escola. No entanto, como explica a coordenadora de matrículas da Seduc, Suely Domont, a matrícula para alunos novos na rede pública estadual de ensino permanece aberta.

“Nós trabalhamos com um universo de 250 mil vagas para alunos novos na rede. Temos vagas nas escolas, e, portanto, permanece a possibilidade de ingresso de alunos novos nas escolas estaduais”, garantiu Suely Domont. Para atendimento aos interessados na matrícula em escolas da rede estadual, a Secretaria de Educação mantém a Central de Atendimento (0800 280 0078), que vem funcinando na sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro.

Pela central telefônica, os pais e responsáveis pelos estudantes podem identificar escolas com vagas. A partir daí, podem se dirigir até a unidade escolar para fazer a matrícula dos estudantes. Informações sobre o processo de matrículas também podem ser obtidas pelo telefone 3201-5189 e no Portal Seduc.

Durante as matrículas nas escolas, os pais ou responsáveis pelos estudantes devem informar os dados pessoais do aluno e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); duas fotos 3x4 (idênticas e recentes); certificado (original e cópia) ou atestado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia, para os alunos que cursarão o Ensino Médio) e comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.

Alunos novos com deficiência devem apresentar os documentos obrigatórios que comprovam a condição, mas a ausência de apresentação desse documento específico não impede a matrícula. A Seduc oferta 5.040 vagas, em 21 escolas de Ensino Médio em tempo integral em Belém, Ananindeua, Castanhal e Marabá. Além da rematrícula automática para quem já é aluno da rede pública estadual, o processo de remanejamento e transferência de estudantes de escolas estaduais será feito a partir do resultado final do ano letivo de 2016, que está previsto para o fim de fevereiro.