Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NACIONAL

Rede Globo lança campanha de doação de sangue para aumentar estoque da hemorrede

Em Belém, profissionais da TV Liberal, afiliada da Globo, foram à sede da Fundação Hemopa reforçar a importância desse gesto de solidariedade e cidadania

Por Vera Rojas (HEMOPA)
02/09/2021 19h09

A Rede Globo lançou nesta quinta-feira (2) a campanha #CorrenteSobPressão em todo o Brasil, com o objetivo de estimular a doação voluntária de sangue e contribuir para a regularidade do estoque na hemorrede brasileira. A ação se estenderá até a próxima quinta-feira (09). Essa mobilização foi inspirada na quarta temporada da série Sob Pressão, que se passa em um hospital público. No episódio exibido na quarta-feira (1º) abordou o cotidiano de dificuldades da doação de sangue para atendimento transfusional dos pacientes internados.Profissionais da TV Liberal que aderiram à campanha nacional de doação de sangue

No Pará, a TV Liberal, afiliada da Rede Globo, protagonizou uma ação solidária denominada “Dia D da Doação”, com a participação de funcionários da empresa na doação de sangue, por meio do Projeto Caravana Solidária, que transporta grupos de voluntários até o hemocentro e depois retorna ao local de origem.Tathyana Cardoso destacou a importância da parceria

Entre o grupo de voluntários, a coordenadora de Gestão de Pessoas da TV Liberal, Ana Maura Nobre Lopes, doadora há cerca de 10 anos, repetiu esse ato solidário que ajuda a salvar vidas. “Essas campanhas são sempre muito louváveis porque salvam vidas. Isso é muito gratificante. A gente precisa ajudar para que os hemocentros sempre estejam abastecidos, para que possamos ajudar, cada vez mais, as pessoas que necessitam de transfusão para sobreviver”, destacou Ana Maura Lopes.

Cidadania - Para a coordenadora de Eventos, Web e Relacionamento com os Telespectadores da TV Liberal, Tathyana Cardoso, essa é mais uma parceria com a Fundação Hemopa que visa reforçar o estoque de sangue na hemorrede paraense, frente ao cenário da pandemia de Covid-19, para atender também pessoas acometidas por outras doenças e que precisam de transfusão.Thayse Assis, Luciano Cuns (c) e Carlos Brito ajudaram a melhorar o estoque de sangue da hemorrede no Pará

 “A necessidade transfusional é uma constante em hospitais e clínicas de todas as complexidades da assistência. A doação, além de salvar, é um ato de cidadania. A doação de sangue é uma prática que deve ser mantida na agenda, como academia e eventos. Isso é muito importante”, ressaltou.

Jornalista e doador, Carlos Brito repetiu o gesto na campanhaRepórter da TV Liberal, o jornalista Carlos Brito também é assíduo doador de sangue e incentivador dessa iniciativa, inclusive em redes sociais. Nesta sexta-feira, ele fazia a cobertura do lançamento da campanha, na sede da Fundação Hemopa, e aproveitou para repetir o gesto de solidariedade. “A sensação é muito mais de gratidão em ter saúde e o privilegio de aproveitar essa qualidade de vida e dor sem pensar a quem. Acho que é um ótimo exercício de empatia. A pandemia tá aí para mostrar isso. O mundo precisa do bem. Saber que estamos contribuindo para salvar nos deixa aliviados e gratos”, afirmou o jornalista.

Com a mesma sensação, o repórter Luciano Cuns, da mesma emissora, considera importante fazer parte dessa corrente do bem. “Se cada um fizer a sua parte, a gente vai colaborar com uma sociedade mais empática, justa e humana, principalmente nesse período de pandemia. É preciso dedicar um pouquinho do nosso tempo para vir ao Hemopa, ou a uma das unidades espalhados pelo Pará, para ajudar a salvar a vida de alguém”, disse o jornalista, que também já é doador de sangue. Entre os doadores também estavam a jornalista Tayse Assis e outros profissionais da emissora.O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra,em entrevista à TV Liberal

Parcerias - Diante da demonstração de solidariedade da campanha #CorrenteSobPressão, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu o fortalecimento dessa longa parceria. “É uma ação para estimular a doação de sangue no Pará. Isso é muito importante para que possamos incentivar sempre esse gesto solidário junto aos hemocentros, para salvar vidas diariamente e atender as demandas transfusionais do Pará. Essa parceria com a Globo e TV Liberal contribui para divulgação desse belo gesto, assim como as demais parcerias com instituições públicas e privadas. Obrigada a todos que colaboram diretamente e indiretamente para a promoção da doação de sangue!”, disse Paulo Bezerra.

A campanha nacional envolve as 11 unidades de coletas da Fundação Hemopa no Pará: Em Belém, na sede do hemocentro, Unidade de Coleta Castanheira e Unidade de Coleta Pátio Belém; Hemocentros Regionais em Castanhal, Marabá e Santarém, e Hemonúcleos em Altamira, Tucuruí, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí.

Critérios para doação - Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). 

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 2808118, de segunda a sábado, das 8 às 17 h.