Hospital Regional dos Caetés (HRPC) oferta atendimento ambulatorial de fisioterapia
Serviço garante a assistência para pacientes em situação de pré e pós-procedimentos cirúrgicos
Paciente em sessão de fisioterapia no setor de Clínicas do HRPCO Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, prestando assistência diferenciada, por de sua equipe multiprofissional a pacientes de cirurgias ou em atendimento ambulatorial com a oferta de consultas fisioterapêuticas. As sessões vêm contribuindo decisivamente à evolução clínica de usuários. Somente em julho passado, foram realizadas cerca de 200 consultas fisioterapêuticas ambulatoriais.
De acordo com o coordenador do Serviço de Fisioterapia do HRPC, o fisioterapeuta, Felipe do Carmo da Silva, o gerenciamento das informações otimiza o tempo da assistência para pacientes em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisando de suporte de ventilação invasiva. Para esses pacientes, são feitos exercícios de mobilização precoce para que eles possam desenvolver a mobilidade, até que tenham alta da UTI. Este é um primeiro cenário de atuação.
No segundo cenário, informa a unidade hospitalar, há pacientes de cirurgias eletivas, que vão para o bloco cirúrgico e voltam para o leito das Clínicas. “É ai que o Setor de Fisioterapia também atua para melhorar a mobilidade dos pacientes internados com a ajuda de exercícios respiratórios e motores para o fortalecimento dos membros que foram sobrecarregados ou comprometidos”, observou o fisioterapeuta, Felipe do Carmo.
Vítima de acidente de trânsito, o motorista Emanuel Alves, 46: " Estou bem cuidado, faço pequenos alongamentos, já ando até o pátio". E num último cenário, o diferencial do HRPC é a oferta da consulta ambulatorial, que é o acompanhamento do paciente antes de uma cirurgia, e após a consulta com o médico ortopedista, ele é encaminhado ao fisioterapeuta novamente, para verificar se houve evolução na mobilidade planejada, a exemplo de maior força do membro comprometido e mesmo da amplitude de movimento articular.
É verificado também se o paciente está seguindo as orientações para tratamento proposto no município dele, tendo em vista que, ao ter alta clínica, ele recebe orientações fisioterapêuticas. Entre os usuários beneficiados com a assistência de fisioterapia no HRPC, está o motorista, Emanuel Pétrico Alves, 46 anos, do município de São Miguel do Guamá, no nordeste do estado. Ele foi vítima de acidente de trânsito e sofreu fratura exposta da perna esquerda, sendo necessária a realização de procedimento para fixação externa do membro.
Segundo o fisioterapeuta Felipe Silva, Emanuel passou pelo primeiro procedimento cirúrgico e aguarda o segundo. “Estou sendo bem cuidado pelos fisioterapeutas que me ajudaram a andar de muletas, agora já posso ir no pátio do hospital todos os dias, e também na cama quando estou deitado faço pequenos alongamentos, com levantamento do corpo e da perna com várias repetições”, disse Emanuel, que não esconde sua gratidão pelos pequenos avanços diários.
Em julho deste ano, a equipe da Fisioterapia, com seis profissionais, realizou mais de 300 sessões de fisioterapia em pacientes críticos na UTI. Na Enfermaria foram cerca de 260 sessões com pacientes no pré e pós operatório.
Os atendimentos ambulatoriais, informou o fisioterapeuta, são oferecidos de segunda a sexta-feira, pelo turno da manhã. Os atendimentos de fisioterapia intensiva a pacientes da UTI, são realizados diariamente no período de 18h. “E por fim, nas Clinicas de Internação, temos o atendimento de fisioterapia de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. A equipe de fisioterapeutas do HRPC têm educação continuada, mensalmente, com treinamentos e cursos, deixando-os sempre atualizados”, ressaltou Felipe Silva.
Estrutura - O HRPC oferece assistência de média e alta complexidades. Os pacientes atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.
SERVIÇO
O HRPC é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Estamos na Av: Barão de Capanema ,nº 3191/Bairro Centro Capanema. Mais informações podem ser obetidas pelo telefone (91) 3462.3051.
*Texto de Marcelo Zeno (HRPC).