Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo entrega cheques para melhorar moradia de 340 famílias de baixa renda da capital

Governador Helder Barbalho diz que o programa 'Sua Casa' tem um papel de transformação social e de fomento à microeconomia local

Por Ronan Frias (DETRAN)
31/08/2021 14h03

O governador Helder Barbalho com uma das beneficiadas com o cheque do "Sua Casa" para a melhoria das condições de moradiaO governador Helder Barbalho beneficiou 340 famílias de Belém com cheques do programa "Sua Casa". A iniciativa estadual concede até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias de baixa renda. Os benefícios foram entregues durante a manhã desta terça-feira (31), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), sede da Fundação Cultural do Pará.

“Nós estamos reforçando cada vez mais o ‘Sua Casa’ para termos um olhar cuidadoso com quem mais precisa. Famílias que precisam ter a atenção do governo para melhorar seus lares. O programa ‘Sua Casa’ tem esse papel de transformação social por meio da reforma dos lares, com a aquisição de material de construção, pagando a mão de obra empregada durante a obra. 

A entrega desta terça (31) exigiu investimento de cerca de 3 milhões de reais para garantir que o beneficio a famílias que moram em 26 bairros da Região Metropolitana de Belém: Pratinha, Pedreira, Paracuri, Fátima, Terra Firme, Agulha, Sacramenta, Telégrafo, Jurunas, Guamá, Mosqueiro, Águas Negras, Cidade Velha, Cabanagem, Curió-Utinga, Marambaia, Cremação, Coqueiro, Marco, Outeiro, Bangui, Umarizal, Parque Guajará, Condor, Cremação, Val-de-Cans e Reduto.

Iraneide Joselito Gomes mostram a planta baixa da casa e o cheque do 'Sua Casa" para realizar sonho de melhorias para a casa e a vidaIraneide de Sousa Gomes foi uma das beneficiadas. A vendedora contou que o coração está agradecido pela ajuda: “Agradeço primeiramente a Deus e ao governador por essa ajuda. Esse é um sonho que vou realizar e a nossa vida vai melhorar”. 

O Sua Casa é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará - Cohab. De acordo com Orlando Reis, presidente da instituição, a ação faz parte de um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento social da população na capital e também no interior do Pará.

"O nosso programa é totalmente gratuito, não é preciso pagar nada por ele. Todos temos trabalhado para garantir que a determinação do governador seja efetivada: levar o ‘Sua Casa’ para todos os cantos do estado do Pará", frisou Reis.

A estimativa da Cohab é de que o benefício já ajudou mais de 70 mil pessoas, desde 2019 até o final de julho de 2021, em todo o Estado. Para garantir o apoio às famílias de baixa renda, a Cohab investiu até hoje mais de 130 milhões de reais. O recurso garante que o programa conceda dois auxílios: o primeiro para aquisição de material de construção e o segundo para pagamento dos pedreiros empregados durante a obra.

O auxílio para ajudar a custear a mão de obra também gera renda para o desenvolvimento social da população dos municípios.

Famílias beneficiadas pelo 'Sua Casa' celebram a inclusão em um programa que transforma a vida das famílias e fomenta a economia“Nós estamos fazendo as entregas quase diariamente, garantindo assim que o programa possa chegar aos 144 municípios. Nós sempre temos como objetivo levar o ‘Sua Casa’ para todas as regiões e dessa forma garantir atendimento na capital e também nas áreas mais distantes”, disse Helder.

A Família de Felipe Thiago, mais conhecido na internet como “Gordinho Maniçoba”, foi selecionada também pela Cohab. O influenciador digital revelou que todos batalharam muito para conquistar a casa onde moram e que a ajuda é muito importante.

“Eu estou muito feliz. Quem me acompanha sabe a minha luta, sabe o quanto eu batalhei para minha ‘velha’ ter a casa dela. hoje ela tá aqui pra receber essa ajuda, quase morreu do coração de felicidade e eu agradeço ao governador e a todo mundo”, destacou Felipe Thiago.

Orlando Reis, presidente da Cohab: esforço exigido pelo governador Helder Barbalho é de garantir o programa a todo o ParáINSCRIÇÕES

Para ter acesso ao benefício habitacional, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os solicitantes, com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são convocados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Por fim, é feita uma análise socioeconômica pelo setor de assistência social da Cohab, ocasião em que os técnicos constatam a real condição social dos candidatos.

SERVIÇO

Interessados em se cadastrar no "Sua Casa" podem entrar em contato com a Cohab pelos números (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.