Integração entre órgãos garante segurança de foliões em Belém
O primeiro final de semana oficial de carnaval na Cidade Velha foi marcado pela tranquilidade. Desde a tarde de sábado (14) as mudanças preventivas adotadas após reunião entre órgãos de segurança do Estado, município e integrantes da “Liga dos Blocos do Carnaval de Belém” já estavam em vigor.
As principais mudanças foram a antecipação do horário de término do desfile de blocos, que neste ano passou para as 20 horas, e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro. “A aceitação dos foliões diante dessas mudanças foi muito boa. Não tivemos nenhuma ocorrência durante todo o final de semana e a integração entre os diversos órgãos de segurança foi fundamental para reforçar a segurança”, informou o tenente coronel Wilson Araújo, que comandou 200 homens da Polícia Militar que se revezaram em dois turnos.
Homens do Corpo de Bombeiros, agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon) trabalharam em conjunto para garantir a tranquilidade dos foliões.
Quem puxou a animação na tarde deste domingo foi o bloco “Fofó de Belém”. Em cima do trio, o irreverente Elói Iglesias, já um símbolo do carnaval da cidade. Com 40 anos de carreira, ele honrou a tradição do bloco que sai às ruas da Cidade Velha há 24 anos. “O que a gente quer é que as pessoas se vejam dentro desse bloco como um patrimônio e o bom é que os órgãos públicos também estão vendo o carnaval de rua como um bem cultural do povo paraense”, disse o cantor.
Folião assíduo do bloco “Fofó de Belém” desde a sua criação, o ambientalista Ruy Castelo, 60 anos, desfilou na companhia da filha Mayandeua, de 9 anos. “Resolvi trazer minha filha hoje porque vim no último final de semana, no pré-carnaval, e pude conferir a organização do esquema de segurança. Isso me deixou mais tranqüilo para trazê-la”, contou o folião.
Assim como a pequena Mayandeua, a autônoma Regina de Jesus, 47 anos, prestigiou pela primeira vez o carnaval da Cidade Velha e teve a melhor das impressões: “Está tudo muito bem organizado e o bloco do Elói é muito divertido. Ano que vem, estarei aqui novamente”, garantiu ela.